NOTÍCIAS


Primavera deve movimentar comércio de flores, indica Deral | Caminhos do Campo


A chegada da primavera trouxe esperança as floriculturas. Após o mercado ver o faturamento baixar pela primeira vez em dez anos durante a pandemia, como aponta o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, agora os produtores correm rumo a retomada.

Em 2015, o faturamento das floriculturas foi de R$ 269 milhões. Seis anos depois, em 2021, caiu para 159,5 milhões.

Agora, a retomada do movimento de clientes no mercado das flores da Ceasa de Curitiba é um bom sinal para as floriculturas paranaenses.

Apesar de boa parte dos produtos ainda ser do interior de São Paulo, cada vez mais produtores locais tem investido no cultivo de flores. “Eu destacaria a produção de forração, que são essas flores para jardim, trocadas a cada semestre, e orquídeas”, comenta o Diretor da Ceasa Curitiba, Paulo da Nova.

Especialistas preveem mercado aquecido para flores no Paraná — Foto: RPC

Especialistas preveem mercado aquecido para flores no Paraná — Foto: RPC

De acordo com o levantamento da produção agropecuária feito pelo Deral, plantas ornamentais (23%), orquídeas (7,9%) e crisântemos (6,1%) somaram 37% do valor bruto da produção da floricultura paranaense no último ano.

Os dados incluem a comercialização de grama no estado. Para a venda de flores, grande parte da atração pelos produtos está nas cores das pétalas.

Algumas das que foram apresentadas como novidades para a Primavera 2022 já foram vendidas diante da alta procura.

“Traz para cá e, enquanto está descarregando o caminhão, já sai. Não dá tempo nem de ficar em exposição aqui”, comenta o vendedor de orquídeas, Otávio Siqueira.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:



Fonte: G1


25/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107