NOTÍCIAS


Produção de café no Paraná deve ser 40% menor do que previsto, diz estimativa do Deral


A produção de café no Paraná deve ter quebra de 40% em relação à previsão para 2022, de acordo com estimativa do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral).

A expectativa era que o estado produzisse 1 milhão de sacas do produto neste ano. Porém, com a geada no inverno de 2021, houve uma redução da área em condições de produzir o grão.

Produção de café no Paraná — Foto: RPC/Reprodução

Produção de café no Paraná — Foto: RPC/Reprodução

As condições climáticas, tanto a geada quanto a estiagem, são motivos para o aumento do preço do café moído para o consumidor final.

O valor do produto subiu mais de 50% nos últimos doze meses, de acordo com indicadores nacionais de inflação.

Nas lavouras do agricultor Roberval Aparecido da Silva, em Londrina, no norte do Paraná, a plantação não está se desenvolvendo como o esperado, e o agricultor já espera prejuízos.

“A florada foi desuniforme. Tem caroço de café já bem adiantado e outro que tá começando a desenvolver agora. Então eu vou ter problema na colheita. Provavelmente, eu vou perder o caroço que está mais atrasado”, disse o produtor.
Produção de café no Paraná — Foto: RPC/Reprodução

Produção de café no Paraná — Foto: RPC/Reprodução

A cafeicultura tem um ciclo bienal, portanto alterna um ano de boa florada com outro de florada menos intensa.

Para Roberval, 2022 seria um ano com boa florada, mas as perdas em sua propriedade são ainda maiores que a média prevista para o estado.

“Para mim, seria ano de safra cheia. Acho que teria, esse ano, talvez 350 sacos. Agora vou ter só uns 50”, lamentou o produtor.

Apesar das condições desfavoráveis no Paraná, a expectativa é que o Brasil produza 55,7 milhões de sacas de café em 2022. Esse valor é maior do que as 47,7 milhões de sacas produzidas no ano passado.

No entanto, a produção deste ano não deve superar a de 2020, último ano com safra cheia.

g1 PR: vídeos mais assistidos



Fonte: G1


06/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA