NOTÍCIAS


Professora Angela (PSOL) no Meio-Dia Paraná: 'Vamos inverter prioridades' para que 'municípios que têm menos recursos sejam atendidos' | Eleições 2022 no Paraná


“Vamos tentar fazer com que todos os municípios que têm menos recursos, que eles sejam atendidos. Vamos inverter essas prioridades, porque nós queremos que esses municípios, por exemplo, Guaraqueçaba, Cerro Azul, é impossível a gente pensar em desenvolvimento a longo prazo para esses municípios, que não passe pela educação”, disse.

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Telegram

A candidata disse que o estado precisa promover desenvolvimento regional e sustentável, ao ser questionada sobre como equilibrar a situação diante da aprovação da lei que atrela o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os municípios aos índices da educação, mais especificamente aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Com os números atuais do índice, 119 municípios do Paraná receberiam menos dinheiro dos repasses.

“Temos que rever muita coisa na educação. Temos que rever muita coisa nos repasses (…) Nós vamos fazer com que, no mínimo, 80% do que é previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) seja realmente aplicado, vamos voltar justamente para coisas que são essenciais para os paranaenses”, afirmou.

Professora Angela (PSOL), em entrevista ao Meio-Dia Paraná — Foto: Giuliano Gomes/PRPress

Professora Angela (PSOL), em entrevista ao Meio-Dia Paraná — Foto: Giuliano Gomes/PRPress

Professora Angela foi questionada sobre a proposta de criação de um programa de pleno emprego para população e afirmou que, caso seja eleita, vai trabalhar para reduzir os empregos informais no estado.

Segundo a candidata, “quando as pessoas estão desesperadas por emprego, elas aceitam qualquer salário”. Ela destacou que pretende incentivar a geração de novas vagas com carteira assinada.

“Nós queremos que os trabalhadores paranaenses realmente tenham emprego e renda decente, porque só ter emprego, um emprego informal desses, por exemplo, uma pessoa que se obriga, nos dias de hoje, a ser um entregador de aplicativo, não é porque ele quer fazer o próprio horário, porque ele acha que ele vai ser um grande empreendedor dessa forma, é porque ele está ali, muitas vezes, porque não tem outra opção na vida”, disse.

Professora Angela (PSOL), em entrevista ao Meio-Dia Paraná — Foto: Giuliano Gomes/PRPress

Professora Angela (PSOL), em entrevista ao Meio-Dia Paraná — Foto: Giuliano Gomes/PRPress

Na área de segurança pública, Professora Angela foi questionada sobre a proposta de “desmilitarização” da Polícia Militar (PM), prevista no plano de governo. Ela explicou que a decisão prática de retirar a militarização na corporação é uma decisão de nível federal, mas que defende que o governo do estado adote “ações desmilitarizantes”.

A candidata defendeu que os policiais tenham direito a se sindicalizar, a “ter suas associações, que sejam tratados como um trabalhador com direitos trabalhistas” e que possam fazer reivindicações de classe.

“Nós temos policiais de patente mais baixa que ganham muito mal e temos os comandantes que ganham muito bem, temos uma disparidade muito grande, e não é à toa que teve, por meses, policiais acampados na frente do palácio”, afirmou.

Professora Angela disse que também pretende, caso eleita, fornecer incentivo de formação aos municípios para que implantem equipes de guardas municipais, para o fortalecimento da segurança nas cidades.

Confira a íntegra da entrevista abaixo:

Eleições: veja a íntegra da entrevista da candidata ao governo Professora Angela (PSOL)

Eleições: veja a íntegra da entrevista da candidata ao governo Professora Angela (PSOL)

Professora Angela (PSOL) aparece em terceiro lugar nas intenções de voto no primeiro turno, com 2%, de acordo com pesquisa Ipec divulgada em 23 de agosto. O levantamento mostra que Ratinho Junior (PSD) lidera com 46%, seguido por Roberto Requião (PT), com 24%, e Professor Ivan (PSTU) que, assim como Professora Angela, possui 2%.

Professora Ângela (PSOL) foi a última a participar da série de entrevistas. Anteriormente, foram entrevistados Joni Correia (DC), Roberto Requião (PT), Professor Ivan (PSTU) e Ratinho Junior (PSD).

Receberam convite os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa Ipec. A ordem foi definida por sorteio com a presença de representantes dos candidatos.

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR



Fonte: G1


16/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107