NOTÍCIAS


Programa permite trocar resíduos recicláveis por frutas e verduras, em Curitiba; veja como participar


O Programa Câmbio Verde, da Prefeitura de Curitiba, permite realizar a troca de materiais recicláveis por frutas e verduras.

Cada 4 kg de lixo reciclável vale 1 kg de frutas e verduras. Óleos vegetal e animal, acondicionados em garrafas pet, também podem ser trocados: cada 4 litros de óleo valem 1 kg de alimento. Qualquer pessoa pode participar do programa.

Quinzenalmente, os caminhões estacionam pelo período de uma hora em cada um dos 103 pontos de troca para recebimento dos resíduos. O atendimento ocorre de terça a sexta-feira. Confira o calendário com a lista de horários e endereços do programa Câmbio Verde para 2022.

De acordo com a prefeitura, cerca de 290 toneladas de material são entregues por mais de seis mil pessoas. Entre março de 2020 e maio de 2021, foram distribuídas 1.187 toneladas de hortifrútis, que são plantados e colhidos por pequenos produtores de Curitiba e região metropolitana.

Por mês, cerca de 290 toneladas de material são entregues por seis mil pessoas. — Foto: Levy Ferreira/SMCS

Por mês, cerca de 290 toneladas de material são entregues por seis mil pessoas. — Foto: Levy Ferreira/SMCS

Coleta de Lixo Tóxico em 2022

A prefeitura de Curitiba também possui um programa para recolhimento de lixo tóxico. Mensalmente, das 7h30 às 15h, próximo aos terminais de ônibus da cidade, um caminhão faz o recolhimento do material. Confira o calendário e os locais de coleta de Lixo Tóxico para 2022.

O caminhão recebe até 10kg de lixo tóxico por pessoa.

Podem ser levados materiais como pilhas, baterias, toners de impressão, embalagens de inseticidas, tintas, cola, solventes, remédios vencidos, lâmpadas fluorescentes (até 10 unidades), equipamentos eletrônicos portáteis e óleos de origem animal e vegetal (embalados em garrafas PET de 2 litros).

De acordo com a prefeitura, o material é encaminhado a um aterro industrial para a destinação conforme o tipo de resíduo. Em 2021 foram descartadas 43 toneladas de resíduos tóxicos, cerca de 25,5 mil lâmpadas fluorescentes e 2,5 mil litros de óleo.

nos últimos 7 dias



Fonte: G1


11/01/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AMOR SEM FIM