NOTÍCIAS


Quartel do Corpo de Bombeiros de Londrina recebe, em média, cinco trotes por dia, diz corporação


Equipes do Corpo de Bombeiros de Londrina, no norte do Paraná, lidam com o incômodo de atender, entre ocorrências reais, trotes com brincadeiras e informações sobre ocorrências falsas.

Em uma das unidades da corporação, a média é de cinco trotes por dia. Os registros de ligações enganosas, conforme os bombeiros, aumentam em época de férias.

Ao atender ligações com trotes, segundo os profissionais, o serviço 193 pode acabar ficando indisponível para ocorrências reais, o que pode custar o salvamento de uma vida.

“Quando a viatura é deslocada, isso acaba onerando o Estado, com combustível, com o desgaste da viatura, dos militares e, principalmente, o problema é quando uma pessoa realmente precisa, em uma emergência, e a viatura está em um local de falsa ocorrência”, disse a aspirante Renata Camargo.

Aplicar trote em serviços de emergência é crime e prevê punição que pode chegar a até seis meses de prisão. Se o responsável pelo trote tiver menos de 18 anos, a punição é aplicada aos responsáveis.

No Paraná, uma lei estadual exige das prestadoras de serviço de telecomunicação os dados de donos de linhas telefônicas que tiverem acionado indevidamente os serviços de emergência, como polícia e bombeiros.

  • Após trote, ambulância dos bombeiros é deslocada e atendimento a atropelamento atrasa em Ponta Grossa
  • Trote faz helicóptero do Samu voar 85 km para atender suposta vítima de acidente no Paraná

Ao acionar o serviço 193 para uma ocorrência real, a orientação dos bombeiros é de que a pessoa tenha o máximo de informações possíveis sobre a situação: os ferimentos da vítima, a localização, para que o caso seja atendido de forma mais rápida e eficiente.

Quartel do Corpo de Bombeiros de Londrina recebe, em média, cinco trotes por dia, diz corporação — Foto: Reprodução/RPC

Quartel do Corpo de Bombeiros de Londrina recebe, em média, cinco trotes por dia, diz corporação — Foto: Reprodução/RPC

A corporação destacou que somente ocorrências urgentes podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros e situações de salvamento de pessoas.

No caso de urgências envolvendo animais domésticos, é necessário acionar atendimento veterinário especializado.

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR



Fonte: G1


24/12/2021 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA