NOTÍCIAS


Ratinho Junior diz querer implantar 'Casa da Mulher Paranaense' para atender macrorregiões do estado | Eleições 2022 no Paraná


O candidato ao governo do Paraná Ratinho Junior (PSD), que disputa a reeleição, disse nesta quinta-feira (15) que quer implantar a “Casa da Mulher Paranaense” para atendimento multissetorial de mulheres vítimas de violência doméstica.

Ele falou sobre o tema em sabatina promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná.

Segundo o candidato, o programa será um complemento da Casa da Mulher Brasileira, iniciativa federal que tem dado certo, segundo Ratinho. Na proposta de programa estadual, as casas seriam para atendimento de macrorregiões.

  • Saiba tudo sobre as Eleições 2022 no Paraná
  • Ratinho Junior no Meio-Dia Paraná: ‘Em menos de seis ou oito meses, a gente consegue normalizar a fila’

“A ideia é poder ampliar esse programa para que a gente possa atender outras macrorregiões do estado, com todo esse amparo psicológico, social, de segurança… para automaticamente estarem protegidas através do poder público e de alguma maneira garantindo a sua segurança física e psicológica no dia a dia”, disse o candidato.

Ainda sobre a pauta das mulheres, Ratinho Junior disse querer realizar programas que ajudem a “construir um ambiente de liberdade para mulher poder tocar a vida”, especialmente em casos de mulheres que se mantém em relacionamentos abusivos por dependência financeira.

Na sabatina, o candidato respondeu a cinco perguntas sorteadas na hora. Ele também teve dez minutos – cinco no início e cinco no final – para falar livremente.

Ao longo da sabatina, Ratinho Junior fez citou realizações do primeiro mandato dele como governador, e apresentou propostas para um eventual segundo mandato.

Ratinho Junior foi questionado sobre a revitalização da orla de Matinhos, no litoral do estado. A pergunta citou estudo de professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que mostrava possibilidade de danos ambientais com a execução da obra.

Ratinho disse que o projeto é executado com “segurança técnica e jurídica” que, se eleito, também será prezada em grandes obras de impacto ambiental.

Ainda segundo Ratinho Junior, questões ambientais envolvem “muitas teses”. De acordo com ele, algumas são positivas, e outras possuem influência do que ele chamou de “lobbies”.

O atual governador também falou que, durante o primeiro mandato, teve grande preocupação com o desenvolvimento econômico e ambiental do estado. Segundo o candidato, suas ações envolveram cuidado com microbacias e macrobacias, além de expansão de áreas de preservação em parques naturais.

Ratinho Junior também foi questionado sobre a participação do estado na criação do “Fundo Sul”, inciativa para receber recursos do governo federal a ser aplicados em regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Segundo o candidato, o Paraná integra um grupo de estudo para a formalização do fundo, que segundo Ratinho Junior, será articulado no Congresso Federal.

O atual governador também falou que, no Paraná, os recursos do fundo seriam destinados especialmente para a infraestrutura porque, segundo ele, isso atrairia novos investimentos e, consequentemente, empregos.

Questionado sobre o pagamento de precatórios, Ratinho Junior disse que no primeiro ano de mandato, pagou R$ 2 bilhões. Disse, também, que o estado tem “feito a fila andar”.

Ainda segundo Ratinho, o plano dele é que, até 2028, consiga “honrar os compromissos” da maior parte dos precatórios, seguindo o que determina a legislação nacional.

Questionado sobre o impacto da pandemia na educação básico, Ratinho Junior disse que tem trabalhado para que o Paraná esteja entre os melhores estados do país na área.

Ele destacou que, durante seu primeiro mandato, investiu em merenda escolar de qualidade e em quantidade. Disse que investiu na grade curricular da rede estadual, incluindo aulas de programação e educação financeira.

Ratinho Junior disse que investiu em programas de intercâmbio para potencializar a experiência de mundo dos alunos da rede estadual. Segundo ele, a partir de 2023, 1.000 alunos do estado terão a oportunidade de fazer intercâmbio, com oportunidade de aprender uma segunda língua.

O atual governador também destacou o aumento de salário de professores em início de carreira no estado.

  • Propostas: candidatos a governador do Paraná apresentam planos de governo

O candidato falou sobre incentivos fiscais para atração de investimentos no estado. Em seu governo, segundo ele, os investimentos externos atraídos passaram de R$ 120 bilhões.

De acordo com Ratinho Junior, o estado realiza um trabalho de incentivo fiscal, o que tem refletido na geração de empregos com carteira assinada.

Ele destacou que continuará o trabalho de “criação de incentivos fiscais específicos”, em especial “para fortalecer o parque industrial do estado”.

Além de Ratinho Junior, Solange Ferreira Bueno (PMN) foi sabatina pela OAB Paraná nesta quinta.

O candidato Joni Correia (DC) também estava convidado a participar nesta quinta, mas segundo a organização, ele não apareceu.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:



Fonte: G1


15/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA