MENU

Governador do Paraná postou homenagem em rede social. Pelé tratava um câncer no cólon e morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, em São Paulo. Governador do Paraná, Ratinho Junior, lamenta morte do Rei Pelé
Reprodução/ Facebook
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), lamentou a morte do Rei Pelé nesta quinta-feira (29). O maior jogador de futebol do mundo morreu aos 82 anos em São Paulo.
Ele tinha 82 anos e estava internado desde o dia 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo para reavaliação da quimioterapia contra o tumor de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória.
Em boletim médico no dia 22 deste mês, os médicos alertaram para a progressão do câncer e afirmaram que o paciente estava necessitando de maiores cuidados referentes às disfunções renal e cardíaca.
“THE KING👑 Obrigado Pelé, por tudo oque vc fez pelo Brasil, sem dúvida, se o Brasil é conhecido positivamente no mundo foi por causa de vc. Descanse em Paz”, disse o governador em postagem nas redes sociais.
BBC – Entre seus muitos títulos, Pelé foi escolhido pela Fifa o futebolista do século 20.
Gabriel Bouys/Getty Images
Despedida
O Rei do Futebol será velado, a princípio, durante um dia e meio, no gramado do estádio do Santos, a Vila Belmiro. A cerimônia será aberta ao público, mas o horário não foi divulgado.
Já o enterro será no Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos, em uma cerimônia reservada para amigos íntimos e familiares.
Biografia
Pelé em visita a Uberlândia em 1980
Futel/Arquivo
De menino de Três Corações (MG) a maior jogador do mundo: a trajetória de Pelé.
Eterno rei do futebol, ele ganhou projeção no Santos e se consagrou na seleção brasileira. Foi o único atleta na história a ganhar três Copas como jogador.
Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de outubro de 1940, no sul de Minas Gerais, em uma família humilde, filho de Celeste e de João Ramos do Nascimento, jogador de futebol conhecido como Donadinho.
Desde criança, já com o apelido de Pelé, ele queria seguir os passos do pai no esporte. Sua família se mudou para Bauru, no interior de São Paulo, e lá ele começou a carreira no futebol amador de campo e de salão.
Aos 15 anos, Pelé foi levado para fazer um teste no Santos. Foi contratado pelo clube em 1956 e já começou a se destacar na equipe. No ano seguinte, foi convocado para a seleção brasileira, que se preparava para a Copa de 58.
Aos 17 anos, ele foi para a Copa na Suécia e, mesmo sendo reserva nos dois primeiros jogos, marcou seis gols e ajudou o Brasil a ser campeão pela primeira vez.
No ano seguinte, foi artilheiro do Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1959.Na Copa de 1962 no Chile, consagrado no Santos, ele fez uma boa partida contra o México na estreia, mas sofreu uma distensão muscular contra a Tchecoslováquia e não jogou o resto do torneio.
Em 1966, também sofreu lesões nos jogos contra a Bulgária e Portugal.
Pelé em cena do filme ‘Fuga para vitória’
Reprodução/IMDB
Em 1970, já chamado de o “rei do futebol”, Pelé viveu o auge da sua carreira na Copa do México aos 29 anos. Em seis jogos, ele fez quatro gols, seis assistências, encantou o mundo e ajudou o Brasil a levar o tricampeonato.
Com a taça, se tornou o único atleta na história a ganhar três Copas como jogador.
Assista ao vídeos do g1 Paraná
Leia mais notícias do estado em g1 Paraná.
Fonte: G1