NOTÍCIAS


Reajuste no preço dos medicamentos: saiba como conseguir remédios de graça no Paraná


A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) do Paraná oferece 292 medicamentos gratuitamente para pacientes da rede pública e privada.

Segundo a Sesa, todos que moram no estado podem solicitar acesso aos medicamentos de alta complexidade nas Farmácias do Paraná.

  • Veja quais medicamentos são disponibilizados

Uma vez feito o diagnóstico da doença, e o tratamento estando entre os medicamentos fornecidos pelo governo estadual, é preciso fazer o cadastro e a abertura da solicitação de acesso.

O processo é feito de forma presencial em uma das farmácias das Regionais de Saúde. De forma online, o serviço está disponível apenas para Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá.

São mais de 200 medicamentos disponibilizados gratuitamente pela Sesa — Foto: Divulgação/AEN

São mais de 200 medicamentos disponibilizados gratuitamente pela Sesa — Foto: Divulgação/AEN

  • Consultar se o medicamento é disponibilizado pela Sesa (veja aqui a lista dos medicamentos);
  • Verificar a documentação e os exames necessários para a obtenção do remédio (acesse aqui o guia com detalhes dos documentos exigidos por medicamento);
  • Preencher o formulário de pré-cadastro e anexar os documentos e os exames específicos para a solicitação do medicamento.
  • Ir até uma das Farmácias do Paraná, nas Regionais de Saúde do Paraná ou no município (confira aqui a lista com endereços). Caso o usuário não possa comparecer, a solicitação pode ser feita pelo responsável;
  • Apresentar os documentos e exames necessários conforme o medicamento e a doença.

Remédios oferecidos gratuitamente na rede municipal

Na rede municipal, pacientes também podem ter acesso gratuito a medicamentos disponibilizados em Unidades Básicas de Saúde. Neste caso, geralmente, são remédios que atendem principalmente os problemas identificados na saúde primária.

Contudo, conforme portaria, para a retirada na rede municipal de Saúde exige-se que a receita seja emitida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), isto é, pacientes que recebem atendimento pela rede particular não têm direito ao benefício.



Fonte: G1


01/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107