MENU

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) do Paraná oferece 292 medicamentos gratuitamente para pacientes da rede pública e privada.
Segundo a Sesa, todos que moram no estado podem solicitar acesso aos medicamentos de alta complexidade nas Farmácias do Paraná.
Uma vez feito o diagnóstico da doença, e o tratamento estando entre os medicamentos fornecidos pelo governo estadual, é preciso fazer o cadastro e a abertura da solicitação de acesso.
O processo é feito de forma presencial em uma das farmácias das Regionais de Saúde. De forma online, o serviço está disponível apenas para Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá.
São mais de 200 medicamentos disponibilizados gratuitamente pela Sesa — Foto: Divulgação/AEN
Na rede municipal, pacientes também podem ter acesso gratuito a medicamentos disponibilizados em Unidades Básicas de Saúde. Neste caso, geralmente, são remédios que atendem principalmente os problemas identificados na saúde primária.
Contudo, conforme portaria, para a retirada na rede municipal de Saúde exige-se que a receita seja emitida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), isto é, pacientes que recebem atendimento pela rede particular não têm direito ao benefício.