NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, quarta-feira, 13 de abril de 2022


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta quarta-feira (13).

Discussão por jogo de baralho motivou assassinato de ex-policial civil em Curitiba, diz MP

Em denúncia apresentada nesta quarta-feira (13), o Ministério Público do Paraná (MP-PR) afirmou que uma discussão por jogo de baralho motivou o assassinato do ex-policial civil José Augusto Paredes. O suspeito, e agora denunciado, é o investigador aposentado da Polícia Civil, Ninrod Jois Santi Duarte Valente.

A Justiça pode acatar ou recusar a denúncia, o que não tem prazo para acontecer.

O crime aconteceu em 3 de abril, em uma distribuidora de Curitiba, e foi filmado por câmeras de segurança. Valente está preso preventivamente.

Na denúncia, o MP alega que o crime foi cometido por motivo fútil. Segundo investigação apontada pelo órgão, Valente não concordou com o posicionamento de Paredes em uma situação anterior ao crime, durante um jogo de baralho que aconteceu em outro estabelecimento. Uma terceira pessoa, que não teve o nome revelado, está envolvida.

O ex- policial civil José Augusto Paredes — Foto: Arquivo/família

O ex- policial civil José Augusto Paredes — Foto: Arquivo/família

Suspeito de matar personal trainer a tiros em saída de academia se apresenta à polícia

O suspeito de matar a tiros o personal trainer Ronaldo Santos se apresentou à Polícia Civil em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, nesta quarta-feira (13). De acordo com a corporação, ele estava junto dos advogados e foi interrogado, mas optou por falar apenas ao longo do processo.

A polícia afirmou também que o suspeito foi liberado em seguida por não estar em situação de flagrante. As investigações do caso continuam.

Na segunda-feira (11), o advogado do homem suspeito entregou a arma supostamente usada no crime à polícia, em Telêmaco Borba, na região central do Paraná. A informação foi confirmada pela Polícia Civil ao g1.

Dentista que atende crianças com deficiência é multado por choro de pacientes

Um odontopediatra de Curitiba foi multado pelo condomínio comercial onde trabalha, no Centro Cívico, por conta do choro dos pacientes que ele atende – a maioria tem deficiência.

A multa contra Edson Higa foi expedida em 7 de fevereiro, mas o caso ganhou repercussão neste mês após o dentista divulgar imagens da penalidade. Na última sexta-feira (8), uma manifestação favorável ao profissional foi realizada na capital. Leia mais abaixo.

“É uma tristeza muito grande porque, na realidade, fere meu direito de trabalhar. É um absurdo. Eu estou sem entender até agora como que pessoas fazem isso. O que eu sinto é que elas são intolerantes e eu fico extremamente triste de não poder executar meu direito de atender crianças com necessidades especiais”.
Edson Higa trabalha com atendimento de crianças há mais de 30 anos — Foto: Arquivo pessoal

Edson Higa trabalha com atendimento de crianças há mais de 30 anos — Foto: Arquivo pessoal

Criminosos rendem cliente e funcionário de barbearia em assalto à mão armada: ‘Sensação de impunidade, de tristeza’, diz proprietário

Um comerciante não conseguiu escapar e também entrou para as estatísticas de criminalidade. A barbearia dele, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi assalta por dois homens – um deles com uma arma na mão – na terça-feira (12). Assista ao vídeo abaixo.

O caso é investigado pela Polícia Civil que informou nesta quarta-feira (13) que ninguém havia sido preso.

“É muito triste para a gente trabalhador, é tudo tão difícil… A gente passou por um tempo de pandemia, no qual ficamos por um tempo fechado. Agora, vem essa crise aí que está o Brasil e eu sofrendo esse prejuízo. Espero que esse pessoal venha a pagar por isso, porque não é justo que ele fique impune”, disse o proprietário da barbearia que, por segurança, não terá o nome divulgado nesta reportagem.
Homens assaltam barbearia em São José dos Pinhais

Homens assaltam barbearia em São José dos Pinhais

Motorista morre após bater caminhão em mureta de praça de pedágio desativada na BR-277

Um motorista, de 30 anos, morreu após bater o caminhão que dirigia em uma mureta na praça de pedágio desativada da BR-277, em São Luiz do Purunã, nesta quarta-feira (13), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Conforme testemunhas, o motorista perdeu o controle da direção, bateu o caminhão e saiu arrastando a mureta por cerca de 40 metros. Depois, o veículo capotou.

A vítima morreu no local, antes da chegada das ambulâncias.

Caminhão capotou após batida na praça de pedágio desativada, na BR-277 — Foto: Victor Hugo/RPC

Caminhão capotou após batida na praça de pedágio desativada, na BR-277 — Foto: Victor Hugo/RPC

Maior mamoeiro do mundo é registrado no Paraná

Um passeio pela propriedade rural em Nova Aurora, no oeste do Paraná, em um domingo no mês de abril de 2021 fez o agricultor Tarcísio Folts, 56 anos, encontrar na terra dele, o pé de mamão considerado o mais alto do mundo pelo livro mundial de recordes Guiness Book.

Ele conta que não acreditou que se tratava de um mamoeiro pela altura da árvore, que tem 14 metros e 55 centímetros de altura. O agricultor comenta que teve que chegar mais perto para ter certeza.

Ao encontrar a árvore, Tarcísio acionou o amigo e também agricultor, Gilberto Franz, 56 anos, que foi dono da área de terra por mais de vinte anos. Ao ver a árvore, o amigo conta que já pensou que o mamoeiro poderia ser inscrito no livro de recordes. A árvore foi verificada em 2 de setembro de 2021.

Maior mamoeiro do mundo é registrado no Paraná pelo Guiness Book

Maior mamoeiro do mundo é registrado no Paraná pelo Guiness Book

PM é condenado a mais de 22 anos de prisão pela morte da ex-esposa

O policial militar Diogo Costa, ex-marido de Andriely Gonçalves da Silva, foi condenado a 22 anos, 6 meses e 20 dias de prisão em regime fechado pela morte da jovem, em 2018. O veredito do júri popular foi emitido na tarde desta quarta-feira (12), em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Costa está preso há 4 anos, acusado de matar, por asfixia, a ex-esposa, que tinha 22 anos e era estudante de direito. O MP-PR afirmou que o crime aconteceu dentro do carro dele e que um saco plástico foi usado para cometer o assassinato.

O Conselho de Sentença definiu que Costa seja condenado por homicídio, com qualificadoras de asfixia e feminicídio. Ele também foi condenado por ocultação de cadáver. Com a sentença, ficou definido que ele deve perder o cargo de policial militar.

Corpo de Andriely foi encontrado na Região Metropolitana de Curitiba — Foto: Arquivo/RPC

Corpo de Andriely foi encontrado na Região Metropolitana de Curitiba — Foto: Arquivo/RPC

Aos 30 anos, professor recebe diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista e celebra: ‘Tudo fez sentido’

“Será que eu sou neurodivergente ou sou só preguiçoso e todo mundo é que nem eu, mas só se esforça e finge mais?”.

A pergunta acima rondou por muito tempo os pensamentos do professor, doutorando e youtuber Rodrigo Diesel, de Curitiba. A resposta para os questionamentos vieram só em 2021, quando, aos 30 anos de idade, ele recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assista abaixo.

O termo “neurodivergente”, mencionado por Diesel, é usado para promover a inclusão social daqueles que têm diferenças neurológicas, uma vez que o autismo não é tido como uma doença e sim como uma condição.

Aos 30 anos, professor recebe diagnóstico de autismo e celebra

Aos 30 anos, professor recebe diagnóstico de autismo e celebra



Fonte: G1


13/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AMADO BATISTA