NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, quarta-feira, 1º de junho de 2022 | Paraná


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta quarta-feira (1º).

Vídeo mostra falas de professor investigado por incitar crimes: ‘Ali eu descobri que gosto de bater nas pessoas’

Ministério Público investiga suspeita de incitação a crimes como tortura por escola do PR

Ministério Público investiga suspeita de incitação a crimes como tortura por escola do PR

Um vídeo mostra o professor e sócio da AlfaCon Concursos Públicos, Evandro Bittecourt Guedes, afirmando, durante uma aula de capacitação para policiais em formação, que ele gosta “de bater nas pessoas”.

O g1 procurou a escola AlfaCon sobre as citações de Guedes, e solicitou o contato da defesa do professor. A instituição respondeu que a investigação apura casos “antigos e isolados”. Leia detalhes ao final da matéria.

A declaração de Guedes e outras semelhantes estão sob a investigação do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que formalizou inquérito civil para apurar as falas três professores. A escola, que tem sede em Cascavel, no oeste do estado, também está sob investigação.

Número de declarações do Imposto de Renda bate recorde e ultrapassa 2,3 milhões no Paraná

A Receita Federal recebeu 2.377.623 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) no Paraná. O número recorde representa alta de 7% na comparação com 2021, conforme anunciou o órgão nesta quarta-feira (1º).

Em todo o Brasil, o aumento registrado foi de 6,3%, também com recorde nacional.

Também no ano-calendário 2021, a Receita informou que o Paraná foi o estado com o menor registro de declarações retificadoras, com 5%. Elas são feitas quando o contribuinte percebe um erro na versão original. A média nacional foi de 7%, segundo o órgão.

Vereador de Pinhais é investigado por suspeita de injúria racial contra mulher

O vereador de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, Flázio Gorges (Cidadania) está sendo investigado por suspeita de injúria racial, segundo a Polícia Civil.

De acordo com uma comerciante, de 50 anos, que não quis se identificar, ela voltava para casa quando foi abordada e ofendida pelo vereador.

“‘Pretarada’ lixo. Preto gosta de se aparecer, gosta de dar show na Câmara, gosta de atrapalhar o meio político. ‘Pretarada’ suja, vocês são sujos, referente a minha cor“, contou o que o vereador disse para ela.

Vítima afirma que câmera de monitoramento registrou momento em que ofensas ocorreram, em Pinhais — Foto: Câmera de monitoramento

Vítima afirma que câmera de monitoramento registrou momento em que ofensas ocorreram, em Pinhais — Foto: Câmera de monitoramento

Mulher morre após ser atropelada por trator

Uma mulher morreu depois de ser atropelada por um trator, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na tarde de terça-feira (31).

Câmeras de segurança registraram o momento do acidente. Nas imagens é possível ver o trator trafegando em um trecho da Rodovia dos Minérios, que estava em obras.

O motorista dá ré na pista e depois segue em frente, parecendo que vai sair dela. Nesse momento, um motociclista que estava parado resolve avançar, mas o trator dá ré mais uma vez e atinge a moto. Assista abaixo.

Trator atinge moto e mata mulher em Almirante Tamandaré

Trator atinge moto e mata mulher em Almirante Tamandaré

Homem conhecido como ‘maníaco da torre’ é condenado a mais de 31 anos de prisão por morte de mulher

O homem conhecido como “maníaco da torre” -, acusado de matar ao menos seis mulheres, foi condenado nesta quarta-feira (1º) a 31 anos, onze meses e um dia de prisão por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Este é o quarto julgamento de Roneys Fon Firmino Gomes.

O júri ocorreu em Maringá, no norte do Paraná.

Ele foi preso em 2015 e cumpre pena na Penitenciária de Maringá. Nesta quarta, a condenação ocorreu pela morte de Roseli Maria de Souza, que teve o corpo encontrado em julho de 2014.

Roneys Fon Firmino Gomes, conhecido como "Maníaco da Torre" — Foto: Reprodução/RPC

Roneys Fon Firmino Gomes, conhecido como “Maníaco da Torre” — Foto: Reprodução/RPC

Corregedoria da Câmara de Curitiba conclui que email com ofensas racistas enviado a Renato Freitas foi forjado

Sindicância da Corregedoria da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concluiu que não foi o vereador Sidinei Toaldo (Patriotas) quem enviou email com ofensas racistas recebido pelo vereador Renato Freitas (PT).

A apuração concluiu que a mensagem foi disparada de um “serviço de disparo de e-mails anônimos hospedado na República Tcheca ‘capaz de mascarar o destinatário”. A conclusão foi enviada nesta quarta-feira (1º) ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Leia a história completa.

Vereadores Renato Freitas (PT) e Sidnei Toaldo (Patriota) — Foto: Câmara Municipal de Curitiba

Vereadores Renato Freitas (PT) e Sidnei Toaldo (Patriota) — Foto: Câmara Municipal de Curitiba

Justiça suspende ato da Câmara e determina que vereador Eder Borges reassuma mandato

Decisão judicial desta quarta-feira (1º) suspendeu ato da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) que determinou a perda do mandato pelo vereador Eder Borges (PP). A Justiça também determinou que o político reassuma o cargo em até cinco dias úteis.

A decisão expedida pelo juiz Eduardo Lourenço Bana, da 4ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), é liminar (provisória) e atende a pedido feito por Eder Borges em mandado de segurança.

Na avaliação do juiz, para que houvesse a perda do mandato pelo vereador, seria “imprescindível” a Câmara deliberar sobre o caso, com direto à ampla defesa.

Vereador de Curitiba Eder Borges (PSD) durante assinatura do termo de posse da 18ª legislatura   — Foto: Rodrigo Fonseca/Câmara de Curitiba

Vereador de Curitiba Eder Borges (PSD) durante assinatura do termo de posse da 18ª legislatura — Foto: Rodrigo Fonseca/Câmara de Curitiba



Fonte: G1


01/06/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ALÔ 107