NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, quarta-feira, 2 de março de 2022


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta quarta-feira (2).

Corregedoria conclui que abordagem de guardas municipais contra homem negro em Curitiba foi lícita, diz defesa

A corregedoria da Guarda Municipal de Curitiba (GM) finalizou a investigação interna sobre a ação de guardas municipais na abordagem a um homem negro em situação de rua e concluiu que não houve irregularidade. O episódio aconteceu em novembro de 2021, no centro da capital.

O caso ganhou repercussão em 15 de dezembro e viralizou nas redes sociais ao mostrar dois guardas em cima de um homem rendido, enquanto pessoas contestavam violência na ação.

De acordo com a defesa de quatro guardas que tiveram a conduta apurada, a corregedoria reconheceu a licitude da ação.

Homem assalta padaria enquanto segura criança no colo

Um homem foi flagrado assaltando uma padaria enquanto segurava uma criança no colo. A cena aconteceu na tarde de terça-feira (1º) em Londrina, no norte do Paraná e foi registrada por uma câmera de segurança. Assista no vídeo acima.

De acordo com o gerente do estabelecimento, o suspeito estava com uma faca e ainda ameaçou funcionários. Ele levou dinheiro do caixa.

Homem assalta padaria com criança no colo, no Paraná

Homem assalta padaria com criança no colo, no Paraná

Como imigrantes e descendentes consolidaram Prudentópolis

Prudentópolis ainda não tinha sido criada oficialmente quando as primeiras famílias de imigrantes da Ucrânia começaram a se instalar na região central do Paraná. Na bagagem: o sonho de uma vida melhor, longe da fome que assolava o leste europeu. O ano, segundo registros históricos disponíveis para consulta, era 1896.

Em uma terra sem nome, a “ucranização” do espaço era um caminho inevitável, como analisa o professor e doutor Anderson Prado, especialista em imigrações e conflitos do leste europeu, com estudos específicos, também, sobre Prudentópolis. Assista abaixo.

  • AO VIVO: acompanhe o conflito entre Rússia e Ucrânia
  • MAPAS: locais bombardeados e posição das tropas russas
Especialista explica imigração que levou ucranianos a Prudentópolis

Especialista explica imigração que levou ucranianos a Prudentópolis

Brasileiros na Polônia criam grupo para buscar pessoas que querem sair da Ucrânia

Um grupo de brasileiros que está na Polônia resolveu se unir para buscar outros brasileiros, estrangeiros e até mesmo ucranianos que continuam na Ucrânia e desejam deixar o país, por causa da guerra provocada pela invasão russa.

Ao todo, o grupo conta com seis carros que devem começar as viagens para a Ucrânia na quinta-feira (3). Já na Polônia, na cidade de Medyka, outros voluntários estarão recebendo os resgatados em uma tenda.

Milhares de pessoas estão tentando sair da Ucrânia pela fronteira com a Polônia após tropas da Rússia invadirem o país no dia 24 de fevereiro. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 500 mil pessoas deixaram a Ucrânia após o início da guerra.

  • Quem é quem na crise entre a Rússia e a Ucrânia
  • Acompanhe ao vivo pelo g1 as notícias do ataque
Brasileiros na Polônia criam grupo para buscar pessoas que querem sair da Ucrânia

Brasileiros na Polônia criam grupo para buscar pessoas que querem sair da Ucrânia

Jogador paranaense comemora chegada ao Brasil após fugir da guerra na Ucrânia: ‘Graças a Deus conseguimos sair de lá com vida’

O zagueiro paranaense Vitão, do time Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, comemorou a chegada ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na noite de terça-feira (1º), após ter deixado Kiev, a capital ucraniana, em meio à guerra do país com a Rússia.

Procurado pelo g1, o jogador disse que ficou desesperado porque estava com o filho Miguel Eduardo, de três meses de idade, e com a esposa, Camila Souza.

“Graças a Deus agora estamos bem. Foram dias muito difíceis, que não sabia quando iriam passar ou se iriam passar. […] Realmente foram dias muitos difíceis, mas graças a Deus conseguimos sair de lá com vida. Agora é orar pelos que ficaram”, disse.
Conflito entre Rússia e Ucrânia pode afetar safra de inverno brasileira

Conflito entre Rússia e Ucrânia pode afetar safra de inverno brasileira

Troca de mensagens mostra que entidade procurou mãe de autista encontrado morto no Paraná para consultas e acompanhamento

O inquérito da Polícia Civil da morte de um jovem autista encontrado morto com sinais de maus-tratos em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, mostra mensagens em que a instituição que o Rômulo Luiz Fernandes Borges frequentava tentava contato com a mãe para saber como o jovem estava.

O g1 e a RPC tiveram acesso ao conteúdo. A mãe e o padastro do menino Rômulo Borges, que está preso, foram indiciados por homicídio triplamente qualificado, tortura e cárcere privado.

Inquérito traz troca de mensagens entre mãe e entidade que atendia autista em Ponta Grossa

Inquérito traz troca de mensagens entre mãe e entidade que atendia autista em Ponta Grossa

Chuva deixa prejuízos em Nova Esperança, e prefeitura recebe doações para famílias afetadas

A forte chuva registrada na terça-feira (1º), em Nova Esperança, no noroeste do Paraná, deixou vários estragos na cidade e prejuízos aos moradores, conforme o Corpo de Bombeiros.

Segundo a Defesa Civil, a cidade conta com cerca de 28 mil habitantes, e 15 famílias precisaram de atendimento. Dentre elas, algumas perderam tudo.

Chuva intensa causa estragos em Nova Esperança

Chuva intensa causa estragos em Nova Esperança

Morre o estilista Jefferson Kulig, paranaense que participou por 10 anos da São Paulo Fashion Week

Morreu em Curitiba, aos 54 anos, o paranaense Jefferson Roberto Kulig, estilista e designer que participou por 10 anos da semana de moda São Paulo Fashion Week. Leia mais abaixo.

Kulig faleceu na terça-feira (1º). A morte foi comunicada pela irmã, a também estilista Karina Kulig Wolff, pelas redes sociais.

“Hoje perdemos nosso querido Jefferson Kulig. Um criador e estilista incrível que colocou o Paraná em evidência na moda nacional nos anos 90 e 2000”.
  • Veja a trajetória do paranaense na moda
Jefferson Kulig morreu aos 54 anos — Foto: RPC/Arquivo

Jefferson Kulig morreu aos 54 anos — Foto: RPC/Arquivo



Fonte: G1


02/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
SUCESSOS DA TARDE