NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta quarta-feira (9).

Vereadora Carol Dartora denuncia ataques racistas

A vereadora Carol Dartora (PT) denunciou na sessão desta quarta-feira (9) da Câmara Municipal de Curitiba ameaças e ataques racistas que vem sofrendo.

Em plenário, a parlamentar relatou ter recebido uma série de mensagens nas redes sociais a associando ao grupo de manifestantes que invadiu, no sábado (5), a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos durante os protestos de repúdio ao assassinato do congolês Moïse Kabagambe.

“O ato pedindo justiça por Moïse e Durval tinha como objetivo o combate ao racismo. Estão aproveitando a distorção de sua finalidade e dos fatos para me ameaçar. Não entrei na igreja, mas não julgo quem expressa sua indignação. Nenhum tipo de violência deve ser tolerada”, publicou a petista nas redes sociais.

A vereadora Carol Dartora (PT) encaminhará as mensagens ao Ministério Público — Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A vereadora Carol Dartora (PT) encaminhará as mensagens ao Ministério Público — Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Museu do Holocausto convida Monark para conhecer o espaço

O Museu do Holocausto de Curitiba convidou o youtuber Bruno Aiub, mais conhecido como Monark, a conhecer o espaço. Em uma publicação em uma rede social, o órgão afirmou que o influenciador poderá perceber que o nazismo foi muito além de pessoas com “direito de serem idiotas”.

Monark era apresentador do podcast Flow, mas foi demitido após defender no programa a existência de um partido nazista, o que é proibido por lei. O caso ganhou repercussão e foi criticado por entidades judaicas.

A instituição afirmou que o convite é respeitoso e que seria um prazer receber o youtuber. Além disso, o Museu do Holocausto disse que Monark poderia aprender que o nazismo cresceu por ter ideias de supremacia, que resultaram no Holocausto.

Quem é Monark? Veja perfil do apresentador que fez comentário sobre nazismo

Quem é Monark? Veja perfil do apresentador que fez comentário sobre nazismo

Indústria do Paraná cresce e tem melhor resultado em dez anos

A indústria do Paraná fechou 2021 com crescimento de 9% em relação ao ano anterior, quando o setor registrou queda de 2,5% na produção. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é o melhor desde 2011, quando a produção cresceu 11,2%.

No cenário nacional, o Paraná apresentou o terceiro melhor desempenho, ficando atrás apenas de Minas Gerais (alta de 9,8%) e de Santa Catarina (alta de 10,3%).

Mesmo com pandemia, indústria do Paraná cresce e tem melhor resultado em dez anos — Foto: Reprodução/RPC

Mesmo com pandemia, indústria do Paraná cresce e tem melhor resultado em dez anos — Foto: Reprodução/RPC

Disputa de facções por pontos de venda de drogas pode ter motivado chacina

Um casal e duas crianças foram mortos, e outras duas pessoas baleadas ficaram feridas. Eles estavam em um carro, em sete pessoas, que foi alvejado por suspeitos.

“São guerras entre facções que estão querendo dominar pontos para expandir o comércio de entorpecentes. Eles matam pessoas, dão tiros aleatoriamente, sem qualquer critério, demonstrando que são destemidos, que não têm o menor zelo pela vida humana ou pelas leis”, disse o delegado Thiago Nóbrega, que não deu mais detalhes sobre as investigações.

Casal e crianças morrem e outras pessoas são baleadas durante atentado a carro em Curitiba

Casal e crianças morrem e outras pessoas são baleadas durante atentado a carro em Curitiba

Prefeitura retira faixa de pedestres com cores da bandeira LGBTQIA+

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, retirou a faixa de pedestres com as cores da bandeira da comunidade de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, intersexuais e assexuais (LGBTQIA+) na manhã desta quarta-feira (9).

A remoção ocorreu após uma recomendação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) encaminhada ao Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), no dia 4 de fevereiro para remover a “pintura extravagante aplicada sobre a faixa em questão”, conforme documento.

A faixa de pedestres com as cores da bandeira LGBTQIA+ foi pintada em Foz do Iguaçu em 25 de janeiro, segundo a prefeitura, em apoio ao Dia Nacional da Visibilidade Trans no Brasil, comemorado desde 2004 em 29 de janeiro.

Prefeitura de Foz do Iguaçu retira faixa de pedestres com cores da bandeira LGBTQIA+ após recomendação do MP para remover 'pintura extravagante' — Foto: Reprodução

Prefeitura de Foz do Iguaçu retira faixa de pedestres com cores da bandeira LGBTQIA+ após recomendação do MP para remover ‘pintura extravagante’ — Foto: Reprodução

PRF apreende duas pistolas que podem ter sido usadas em chacina

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu duas pistolas que podem ter sido usadas em uma chacina que deixou quatro pessoas mortas em Curitibav. A apreensão foi feita em Santa Catarina, na tarde de terça-feira (8). A Polícia Civil do Paraná confirmou que existe a suspeita de ligação entre os casos.

A chacina aconteceu no bairro Portão, na noite de segunda-feira (7). Um casal e duas crianças foram mortos, e outras duas pessoas baleadas ficaram feridas. Eles estavam em um carro, em sete pessoas, que foi alvejado por suspeitos.

Armas foram apreendidas em SC — Foto: PRF

Armas foram apreendidas em SC — Foto: PRF



Fonte: G1


09/02/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107