NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, quinta-feira, 17 de março de 2022


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta quinta-feira (17).

Uso de máscara ao ar livre deixa de ser obrigatório em Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), editou nesta quinta-feira (17) decreto (íntegra) que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. A medida já está valendo em toda a capital.

O decreto também reitera a adoção em Curitiba das regras estaduais sobre o uso de máscaras estabelecidas nesta quarta (16) pelo governo do Paraná. Dessa forma, o uso do item por crianças menores de doze anos também deixa de ser obrigatório.

O uso da máscara por adultos segue sendo obrigatório em locais fechados, em pontos de ônibus, terminais e rodoferroviária. A Prefeitura determinou ainda que o uso de máscara, em locais abertos e fechados, é obrigatório para todos com sintomas respiratórios.

Família paranaense guarda quadro de Nossa Senhora trazido há 322 anos da Ucrânia

Uma família paranaense guarda um quadro de Nossa Senhora de Pochaev trazido há 322 anos da Ucrânia. O ícone, feito em 1.700 na Ucrânia, saiu da região de Ternopil escondido em um lenço usado na cabeça de uma imigrante.

Trezentos e vinte e dois anos separam a fabricação do quadro das preces feita à imagem de Nossa Senhora de Pochaev pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, que começou em fevereiro deste ano.

Desde então, o quadro passa de geração em geração em uma família de descendentes ucranianos que mora no Paraná. A família reza ao redor da imagem durante esses mais de 300 anos e acredita que a imagem seja milagrosa.

Família de descendentes ucranianos que mora em Curitiba guarda imagem de santa de 322 anos — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

Família de descendentes ucranianos que mora em Curitiba guarda imagem de santa de 322 anos — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

Quais cidades do Paraná retiraram a obrigatoriedade do uso de máscaras?

O Governo do Paraná publicou, na quarta-feira (16), um decreto tornando opcional o uso de máscaras em ambientes abertos. Com isso, a obrigatoriedade ficou apenas para locais fechados, como ônibus e comércios, para pessoas com mais de 12 anos.

Mesmo antes da publicação do decreto, algumas cidades já haviam retirado por conta o uso obrigatório da máscara.

  • Veja a lista completa de cidades
Governo autorizou uso opcional em ambientes abertos — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

Governo autorizou uso opcional em ambientes abertos — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

Paranaense completa 120 anos e recebe bênção do Papa Francisco

O paranaense Sebastião Batista dos Santos, morador de Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, completou 120 anos na terça-feira (15). Veja vídeo acima.

O novo ciclo rendeu a ele uma homenagem vinda diretamente do Vaticano – uma bênção apostólica do Papa Francisco, que foi entregue ao idoso no domingo (13) em celebração religiosa.

Em 2019, após entregar a nova identidade a Sebastião, o Instituto de Identificação do Paraná informou que entrou em contato com o livro mundial dos recordes para analisar o caso e saber se ele era o homem mais velho do mundo.

Papa Francisco encaminhou uma bênção apostólica para o paranaense centenário — Foto: RPC Foz do Iguaçu

Papa Francisco encaminhou uma bênção apostólica para o paranaense centenário — Foto: RPC Foz do Iguaçu

Mãe de suspeito reconhece filho em vídeos de assaltos a ônibus e presta informações à polícia

A mãe de um suspeito de assaltos a ônibus, em Maringá, no norte do Paraná, reconheceu o filho em imagens de câmeras de segurança, segundo a Polícia Civil.

Conforme a polícia, a mãe informou que o filho é usuário de drogas e que já respondeu pelo crime em outras ocasiões.

Ao menos nove motoristas do transporte coletivo de Maringá foram assaltados durante o trabalho na última semana, segundo o sindicado que representa a categoria. Somente na manhã de segunda-feira (14) foram quatro assaltos.

Maringá registra ao menos nove assaltos a motoristas de ônibus do transporte coletivo

Maringá registra ao menos nove assaltos a motoristas de ônibus do transporte coletivo

Operação mira organização criminosa ligada a chacina que matou quatro pessoas

A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) realizou, nesta quinta-feira (17), uma operação contra uma organização criminosa ligada a chacina que matou quatro pessoas no bairro Portão, em Curitiba.

Os policiais pretendem cumprir 18 ordens judiciais, sendo 11 de busca e apreensão e sete de prisão temporária.

Um homem que já está preso é apontado como mandante do crime. A Polícia Civil informou que o homem e a mulher mortos na chacina eram os alvos dos criminosos.

Casal e crianças morrem e outras pessoas são baleadas durante atentado a carro em Curitiba

Casal e crianças morrem e outras pessoas são baleadas durante atentado a carro em Curitiba



Fonte: G1


17/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA