NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, quinta-feira, 5 de maio de 2022


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta quinta-feira (5).

Autoras de ‘cabide-carta’ encontrado em Curitiba são localizadas após 40 anos

Duas autoras do misterioso “cabide-carta” encontrado em Curitiba foram localizadas no final de abril, quase 40 anos após escreverem na peça. Elas disseram que tudo não passou de uma brincadeira de adolescentes. Entenda a história abaixo.

A peça foi encontrada em março deste ano pela empreendedora Graziela Mendes dentre duzentos cabides comprados em um bazar para equipar o brechó do qual ela é proprietária na capital.

Por enquanto, duas autoras foram localizadas: Márcia Lopes da Silva Madureira e Marilsa Gasparotto Menini, que inicialmente foi identificada como Marília. Isso porque, na assinatura deixada por ela no cabide, um pouco da tinta da caneta apagou com o tempo e dificultou a leitura.

Márcia, à direita, e Marilsa, à esquerda, são duas das quatro autoras de mensagens feitas em cabide em 1982 — Foto: Arquivo pessoal

Márcia, à direita, e Marilsa, à esquerda, são duas das quatro autoras de mensagens feitas em cabide em 1982 — Foto: Arquivo pessoal

Polícia Federal prende suspeita de aliciar brasileiros detidos por tráfico de drogas na Tailândia

Câmeras do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, registraram dois dos três brasileiros presos suspeitos por tráfico internacional de drogas na Tailândia, antes de embarcarem com destino ao exterior.

As imagens, divulgadas pela Polícia Federal (PF), mostram a jovem e um dos dois homens presos caminhando pela área externa e pelo saguão do aeroporto, acompanhados de Camila Raposo Broca, que foi presa nesta quinta-feira (5), suspeita de aliciar o grupo.

O vídeo foi gravado, segundo a polícia, em 12 de fevereiro deste ano, véspera da prisão dos brasileiros no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, em Bangkok.

Vídeo mostra brasileiros suspeitos de tráfico na Tailândia com aliciadora antes de embarque

Vídeo mostra brasileiros suspeitos de tráfico na Tailândia com aliciadora antes de embarque

Condição financeira de brasileiros presos por tráfico na Tailândia indica que foram aliciados, diz PF

A Polícia Federal (PF) está investigando como os três brasileiros presos por tráfico internacional de drogas, na Tailândia, foram aliciados para fazer o transporte de 15,5 quilos de cocaína.

Segundo o superintendente da PF no Paraná, Omar Haj Mussi, uma das indicações de que os brasileiros foram aliciados é a de que os presos na Tailândia não tinham condições financeiras de fazer uma viagem como aquela.

“Se tratam de pessoas de classe média baixa, cuja remuneração laboral não proporcionaria condições de viajar a turismo para a Europa e, muito menos, para a Tailândia. É uma prática do tráfico de drogas tentar o aliciamento, o recrutamento dessas pessoas em troca da oferta, mediante à oferta de grandes quantias em dinheiro.”

UFPR dobra número de cidades em que será aplicada prova da 1ª fase do vestibular 2023

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai ampliar de seis para doze o número de cidades em que será aplicada a prova da primeira etapa do vestibular 2023.

Além de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo, a primeira fase do vestibular, marcada para 23 de outubro, ocorrerá em mais cinco cidades do Paraná – Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá – e também, pela primeira vez, em uma de Santa Catarina: Joinville, que é um dos principais polos do estado.

De acordo com o coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR (NC-UFPR), professor José Carlos Eidam, a intenção é aproximar ainda mais a universidade dos candidatos e permitir que façam as provas sem necessidade de grandes deslocamentos.

UFPR dobra número de cidades em que será aplicada prova da 1º fase do vestibular 2023  — Foto: Divulgação/UFPR

UFPR dobra número de cidades em que será aplicada prova da 1º fase do vestibular 2023 — Foto: Divulgação/UFPR

Cerca de 25 quilos de cocaína são encontrados escondidos em ônibus em Foz do Iguaçu

Cerca de 25 quilos de cocaína foram encontrados escondidos em um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná à Fortaleza (CE). Veja vídeo acima.

Nas imagens divulgadas pela Receita Federal na manhã desta quinta-feira (5), é possível ver a droga distribuída em sacos plásticos pretos. Ela estava escondida em um compartimento que originalmente deveria ser usado para condicionar equipamentos de ar-condicionado, conforme a Receita.

A apreensão do ônibus foi feita na última sexta-feira (29) na BR-277. Mas foi na manhã desta quinta-feira (5) que fiscais da instituição realizaram a chamada “deslacração”, que é uma vistoria dos veículos apreendidos.

Cocaína é encontrada em ônibus em Foz do Iguaçu

Cocaína é encontrada em ônibus em Foz do Iguaçu

Corretor de imóveis é morto a tiros em Maringá; polícia acredita que ele foi confundido com outra pessoa

Corretor de imóveis é assassinado a tiros em Maringá

Corretor de imóveis é assassinado a tiros em Maringá

O corretor de imóveis Aparecido Henrique Romero, de 31 anos, foi morto na tarde desta quinta-feira (5), em Maringá, no norte do estado. O caso aconteceu no bairro Jardim Dias.

Romero estava em frente a uma casa no bairro Jardim Dias, quando foi surpreendido por dois homens armados. Câmeras de segurança registraram o crime. Assista acima.

O delegado da Divisão de Homicídios de Maringá, Diego Almeida, esteve no local após o crime. Ele informou que as investigações ainda estão no início, mas que, a princípio, o alvo dos disparos na verdade seria o proprietário da casa em que Romero estava na frente.

À polícia, funcionária diz que policial era cliente de posto de gasolina: ‘Sempre da mesma forma, agressivo, embriagado’

A Polícia Civil ouviu nesta quinta-feira (5) quatro testemunhas do tiroteio provocado pelo policial federal Ronaldo Massuia em um posto de combustível em Curitiba e que terminou com uma pessoa morta e outras três feridas.

Foram ouvidos três funcionários do posto e um cliente que estava no local e conseguiu fugir dos disparos. A RPC teve acesso ao depoimento de uma das funcionárias. Ela conta que o policial já tinha ido ao estabelecimento ao menos outras cinco vezes, sempre com o mesmo comportamento. Assista no vídeo acima.

“Quase todo final de semana ele vai. Sempre da mesma forma, agressivo, embriagado, né? Mas sempre da mesma forma, ameaçando as pessoas, xingando as pessoas, até mesmo as meninas do balcão. Ameaçando, mostrando a arma para todo mundo, falando que é policial federal… Sempre”, afirmou a funcionária.

Testemunha afirma que policial federal era cliente da loja de conveniência

Testemunha afirma que policial federal era cliente da loja de conveniência



Fonte: G1


05/05/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA NOTÍCIAS