NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, segunda-feira, 14 de março de 2022


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta segunda-feira (8).

Coletor usa horas vagas para estudar e realiza sonho de trabalhar com tecnologia

Persistência e foco foram os principais combustíveis que motivaram o paranaense Lucas da Silva Moura, de 27 anos, na luta pela transição de profissão. Trabalhando como coletor de lixo por 7 anos em Nova Esperança, no norte do estado, ele se dedicou nas horas vagas para realizar um sonho antigo: trabalhar com tecnologia. E conseguiu.

O resultado do esforço veio no início de março deste ano, quando o jovem foi selecionado para integrar uma empresa com sede em São Paulo, que atua há mais de 20 anos no mercado de software. O jovem será programador júnior, na área da saúde.

“Eu conciliava minha rotina de estudos nos meus horários vagos. Sempre usei muito o YouTube, fiz cursos online para me aprofundar. E claro, além dos estudos na faculdade”.
Lucas é de Nova Esperança, no norte do estado — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Lucas é de Nova Esperança, no norte do estado — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Justiça aceita denúncia, e mãe e padrasto de jovem autista encontrado morto viram réus

A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e tornou réus a mãe e o padrasto do jovem autista encontrado morto dentro de casa em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

Conforme decisão, Samuel de Jesus Silva e Renata Fernandes Quadros Borges vão responder pelos crimes de tortura, cárcere privado e fraude processual. O padrasto também virou réu por homicídio qualificado.

Rômulo Luiz Fernandes Borges foi encontrado morto dentro de casa em fevereiro. Segundo a polícia, ele era vítima de maus-tratos pelo casal desde 2018, com a escola onde ele estudava tendo feito denúncias ao MP-PR.

Padrasto e mãe de autista achado morto em Ponta Grossa viram réus

Padrasto e mãe de autista achado morto em Ponta Grossa viram réus

Engorda da faixa de areia de Matinhos fica pronta para a próxima temporada de verão, diz presidente do IAT

As obras de revitalização da orla de Matinhos, no litoral do Paraná, começam pela instalação dos tubos para dragagem da areia da praia. Nesta segunda-feira (14), com a chegada dos primeiros equipamentos, o Instituto de Água e Terra (IAT) afirmou que a engorda da faixa de areia deve ficar pronta para a próxima temporada de verão.

A previsão é que moradores e turistas tenham entre 80 e 100 metros de faixa de areia para usufruir.

O Consórcio Sambaqui é o responsável pela obra, orçada em R$ 500 milhões. Uma das empresas do grupo foi a responsável pelo alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. De acordo com o Governo do Paraná, o prazo total da obra é de 32 meses.

Revitalização da orla de Matinhos começa a sair do papel

Revitalização da orla de Matinhos começa a sair do papel

Defensoria envia recomendação para postos do Paraná sobre aumento injustificado de combustíveis

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) emitiu uma recomendação para todos os postos de combustíveis do estado com um alerta para que as empresas evitem aumentos de preços antes da existência real de reajuste das distribuidoras.

  • Ministério Público investiga reajuste no preço do etanol, em Curitiba
  • Aplicativo mostra onde encontrar a gasolina mais barata da sua região; veja como baixar

“Caso haja reclamações e comprovação sobre aumento excessivo de combustíveis pelos postos, o Nudecon adotará as medidas judiciais cabíveis, individuais ou coletivas, para reparação de eventuais danos”, relatou o público Erick Lé Palazzi Ferreira na recomendação.

Defensoria envia recomendação para postos do Paraná sobre aumento injustificado de combustíveis — Foto: Paulbr75/Pixabay

Defensoria envia recomendação para postos do Paraná sobre aumento injustificado de combustíveis — Foto: Paulbr75/Pixabay

Novo reajuste no preço dos combustíveis no Paraguai gera protesto, e Ponte da Amizade é bloqueada

A Ponte da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai, foi bloqueada por manifestantes nesta segunda-feira (14) após anúncio de novo reajuste no valor dos combustíveis do Paraguai feito pelo governo do país.

Entre os manifestantes estão caminhoneiros, moto taxistas, entregadores de delivery e motoristas de aplicativos.

O bloqueio é na entrada da ponte, no lado paraguaio, em Cidade do Leste, mas os efeitos são sentidos também no lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, que registra uma longa fila.

  • Após reajuste da Petrobras, brasileiros cruzam fronteira e para abastecer na Argentina e Paraguai
Ponte da Amizade amanhece bloqueada por conta de protestos contra aumento de combustíveis

Ponte da Amizade amanhece bloqueada por conta de protestos contra aumento de combustíveis

Motoristas reclamam de prejuízos em veículos por conta de buracos na BR-376 em Ponta Grossa

Pelo menos 30 motoristas reclamaram de prejuízos em veículos por conta de buracos na BR-376, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. As situações aconteceram na noite de domingo (13), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Desde o ano passado, após o fim dos contratos de concessão das rodovias que integram o Anel de Integração do Paraná, a via passou para a gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Buracos na BR-376 causam prejuízos aos motoristas

Buracos na BR-376 causam prejuízos aos motoristas

Sete anos após ter acordeon roubado, músico encontra instrumento por acaso, em Curitiba: ‘Me trouxeram para fazer reparo’

Após caso ser levado à polícia, delegado liberou que Lori de Paula Ribeiro fique com o instrumento — Foto: Divulgação

Após caso ser levado à polícia, delegado liberou que Lori de Paula Ribeiro fique com o instrumento — Foto: Divulgação

Após ver a casa sendo roubada por ladrões que levaram tudo o que podiam, incluindo um acordeon, um músico de Curitiba teve uma grata surpresa sete anos após o acontecido.

No último sábado (12), Lori de Paula Ribeiro, de 50 anos, reencontrou o instrumento musical por acaso, quando um novo cliente levou o equipamento à loja de reparos que Ribeiro é proprietário, no bairro Sítio Cercado.

Homem acusado de jogar gasolina e colocar fogo na esposa é condenado a 24 anos de prisão por feminicídio, no Paraná

Um homem acusado de matar a esposa queimada foi condenado por feminicídio a 24 anos de prisão, em Carlópolis, no norte pioneiro do Paraná, conforme decisão do Tribunal do Júri da cidade. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14).



Fonte: G1


14/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107