
MENU

Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta segunda-feira (20).
Uma idosa, de 77 anos, morreu por Influenza A H3N2, em Maringá, no norte do Paraná, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A informação sobre a primeira morte pela doença foi divulgada nesta segunda.
De acordo com a Sesa, 20 casos foram confirmados, até esta segunda, de infecção do vírus. Os casos foram registrados em pelo menos 12 cidades do estado. Veja a lista de cidades com casos confirmados.
Paraná confirma uma morte pelo vírus H3N2
No Paraná, a Sesa descartou a ocorrência de surto de gripe e disse a possível razão para os registro é a “eventual baixa cobertura vacinal para a Influenza”.
O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou nesta segunda-feira (20) a lei que aumenta o número de famílias paranaenses com direito à tarifa social da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Com isso, passam a ter desconto na tarifa da conta de luz pessoas de baixa renda que consumam até 150 kWh por mês (antes o limite era de 120 kWh).
A sanção oficializa o programa Energia Solidária, que faz parte do pacote Paraná Solidário.
Com o novo limite, cerca de 190 mil novas famílias passam a ser atendidas pelo programa, totalizando aproximadamente 336 mil beneficiários, segundo o governo.
Ratinho Junior sanciona lei que amplia número de famílias com direito à tarifa social da Copel. — Foto: Reprodução/RPC
A menina Beatriz Mendonça, de sete anos, que morreu atropelada em Arapongas, no norte do Paraná, voltava de uma confraternização com o pai quando foi atingida pelo carro, segundo a tia da vítima, Andreia Mendonça. Ninguém foi preso.
O pai da criança também foi atingido pelo carro, no sábado (18). Ele ficou ferido, mas recebeu alta e está em casa nesta segunda-feira (20). A criança foi enterrada no domingo (19).
“Ela é um amor de criança. Sou madrinha dela, um amor de criança, muito querida, sempre alegre brincando. Passou a tarde inteira brincando, do jeito que ela gostava, com as crianças na piscina, a menina era um peixinho”, disse Andreia.
Beatriz morreu aos sete anos após ser atropelada por motorista que não prestou socorro, em Arapongas — Foto: Arquivo pessoal/Imagem autorizada
O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou nesta segunda-feira (20) a lei que altera o plano de carreira e aumenta o piso salarial de professores estaduais no Paraná. Agora, o piso salarial da categoria passa a ser de R$ 5.545 para 40 horas/aulas semanais no estado.
O valor representa um incremento de 48,7%, uma vez que o piso até então em vigor no Paraná era de R$ 3.730.
Governador sanciona reajuste de 48,7% em piso salarial dos professores no Paraná — Foto: José Fernando Ogura/AEN
O número de assassinatos em Sarandi, no norte do Paraná, cresceu 25% nos primeiros nove meses de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp).
De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 25 homicídios em Sarandi. No ano passado, foram 20 casos, conforme o levantamento.
Sarandi conta com pouco mais de 82,8 mil moradores, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Assassinatos crescem 25% em Sarandi
Um homem foi preso em flagrante nesta segunda-feira (20), em Paraíso do Norte, no noroeste do estado, por suspeita de feminicídio. A vítima, segundo a polícia, foi uma mulher de 50 anos. O crime aconteceu no início da manhã, em uma casa no Centro da cidade.
Câmeras de segurança flagraram o homem saindo da casa onde a mulher foi encontrada sem vida.
De acordo com informações da Polícia Civil, o autor foi levado para a delegacia pela Polícia Militar e preso após ser ouvido. A polícia não informou a idade do autor, nem o nível de envolvimento dele com a vítima.
Vídeo mostra suspeito saindo de casa onde corpo de mulher foi encontrado carbonizado
As agências do trabalhador do Paraná estão com 10,1 mil vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (20), segundo a Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Família (Sejuf).
A regional com mais oportunidades abertas é a de Curitiba e região metropolitana, com 1.747 vagas. As atividades na região são as de operador de telemarketing, com 323 vagas, e auxiliar de linha de produção, com 195 vagas.
Os interessados em algumas das vagas ofertadas devem buscar orientações entrando em contato com a Agência do Trabalhador mais próxima. Ao todo, o estado tem 216 agências.
São mais de 10 mil vagas de emprego abertas nas 26 agências do trabalhador do Paraná — Foto: Natalia Filippin/G1