NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, segunda-feira, 28 de março de 2022


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta segunda-feira (28).

Governo do Paraná propõe reajuste dos salários da PM, Polícia Civil e Polícia Científica; veja valores

O Governo do Paraná enviou para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (28), às pressas, a proposta de reajuste salarial para servidores militares do estado e das polícias Civil e Científica.

A proposta começou a tramitar na Alep, em regime de urgência, há menos de cinco dias do fim do prazo legal para aprovação de reajustes salariais de servidores, que só podem entrar em vigor até 180 dias antes das eleições. Frente à lei, o prazo máximo para aprovação e sanção da proposta termina no próximo sábado (2).

Junto a este projeto, outros cinco de teor similar começaram a tramitar.

A Prefeitura de Curitiba anunciou um novo decreto, na noite desta segunda-feira (28), que eliminará a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados na capital, com exceções para locais que oferecem serviços de saúde. Leia mais abaixo.

De acordo com a prefeitura, o documento será publicado ainda na noite de segunda e a nova regra passa a valer a partir de 0h de terça-feira (29), data em que Curitiba completa 329 anos.

A medida da prefeitura é anunciada 12 dias depois da revogação da lei estadual e publicação de decreto pelo Governo do Paraná que desobrigou o uso de máscaras em locais abertos do estado.

Paraná deve retirar obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados nesta semana

O uso de máscaras em ambientes fechados deve deixar de ser obrigatório ainda nesta semana no Paraná. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, em entrevista à RPC nesta segunda-feira (28).

“A tendência é liberar em ambientes fechados nessa semana sim. Estamos fechando os números porque a queda de casos novos continua, não de maneira tão importante como estava, mas continua. Chama muita atenção a questão do transporte coletivo, municipal e intermunicipal e interestadual, ainda estudamos uma possibilidade, e as grandes aglomerações”, explicou.

Beto Preto ainda frisou que a possível retirada da obrigatoriedade não significa proibição do uso das máscaras. Segundo ele, a “consciência” é o que define se a pessoa manterá ou não o item de proteção.

Paraná deve retirar obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados nesta semana — Foto: Reprodução/RPC

Paraná deve retirar obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados nesta semana — Foto: Reprodução/RPC

Em frente à Alep, servidores pressionam por negociação de reajuste salarial; deputado diz que pode pedir vista

Dezenas de servidores estaduais estão concentrados em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (28) por conta dos projetos enviados nesta tarde pelo governo do estado e que propõe reajuste salarial e pagamento de vale-alimentação.

As propostas foram enviadas ao Legislativos nesta tarde e já começaram a ser debatidas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Dos seis projetos enviados, cinco foram aprovados. Os deputados pediram vistas coletiva do sexto projeto, ou seja, mais tempo para analisar a matéria.

Pela lei eleitoral, o Executivo tem até 4 de abril para conceder reajuste salarial a servidores. A partir de 5 de abril – 180 antes do pleito – a prática é vedada.

  • SALÁRIOS: Governo do Paraná propõe reajuste nos salários de militares estaduais, da Polícia Civil e da Polícia Científica
  • VALE-ALIMENTAÇÃO: Governo propõe pagamento de vale-alimentação de R$ 600 para mais 10,7 mil servidores estaduais efetivos do Paraná
Servidores protestam na frente da Alep nesta segunda-feira (28)

Servidores protestam na frente da Alep nesta segunda-feira (28)

Casal é preso suspeito de envolvimento na morte de motorista de aplicativo encontrada em porta-malas de carro

Duas pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira (28) suspeitas de envolvimento na morte da motorista de aplicativo e lutadora Michelle Caroline Chinol, de 39 anos, encontrada no porta-malas do carro que utilizava para trabalhar.

Os mandados foram cumpridos em Pinhais e em Fazenda Rio Grande, ambas na Região Metropolitana de Curitiba.

O corpo de Michelle foi encontrado depois de o carro que ela dirigia ser guinchado e levado para o pátio de uma empresa que presta serviço para a prefeitura, em 15 de fevereiro, por ordem da Superintendência de Trânsito (Setran).

  • Motorista de aplicativo encontrada em porta-malas enfrentava dificuldades pessoais e financeiras, dizem testemunhas
  • Veja quem é Michelle Chinol e o que se sabe sobre o caso
Motorista de aplicativo é encontrada morta dentro de porta-malas de carro, em Curitiba; Michelle Chinol tinha 39 anos  — Foto: Reprodução/RPC

Motorista de aplicativo é encontrada morta dentro de porta-malas de carro, em Curitiba; Michelle Chinol tinha 39 anos — Foto: Reprodução/RPC

Arquidiocese de Curitiba pede à Câmara de Vereadores que Renato Freitas não tenha mandato cassado

A Arquidiocese de Curitiba apresentou, nesta segunda-feira (28), ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores Curitiba (CMC), um documento no qual pede para que o vereador Renato Freitas (PT), acusado de invadir a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em fevereiro deste ano, não tenha o mandato cassado.

“A Arquidiocese se manifesta em favor de medida disciplinadora proporcional ao incidente. Ademais, sugere que se evitem motivações politizadas e, inclusive, não se adote a punição máxima contida no Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba”, diz trecho do apresentado ao legislativo.

Freitas responde a um procedimento ético-disciplinar na Câmara por ter entrado, junto a um grupo de pessoas na igreja do Largo da Ordem, após manifestação contra assassinato do congolês Moïse Kabagambe no Rio de Janeiro.

Renato Freitas é alvo de críticas desde o dia 7 de janeiro, após invadir igreja com grupo de manifestantes — Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Renato Freitas é alvo de críticas desde o dia 7 de janeiro, após invadir igreja com grupo de manifestantes — Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Prefeitura abre processo administrativo contra empresa do transporte coletivo de Umuarama

A Prefeitura de Umuarama, no noroeste do Paraná, abriu um processo administrativo contra a empresa responsável pelo transporte público da cidade. Informações sobre o andamento da medida foram divulgadas nesta segunda-feira (28).

Conforme a prefeitura, essa é mais uma etapa de fiscalização do município em relação ao serviço prestado pela Viação Umuarama, que alega sofrer desequilíbrio financeiro.

  • Ministério Público vai à Justiça para que Prefeitura de Umuarama faça nova licitação do transporte coletivo

O município entendeu que a empresa não está atuando adequadamente, pois os usuários têm lidado com várias alterações no serviço desde 2021.

Prefeitura abre processo administrativo contra Viação Umuarama

Prefeitura abre processo administrativo contra Viação Umuarama

Motorista de ônibus que levava 29 pessoas é pego no bafômetro, e passageiros comemoram, diz PRF

O motorista de um ônibus foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) dirigindo sob efeito de álcool na BR-116, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na manhã deste domingo (27).

Após a abordagem dos policiais, os passageiros comemoraram com uma selfie. Uma das passageiras, que estava indo visitar os netos, agradeceu a ação dos policiais, segundo a PRF.

Motorista de ônibus que levava 29 pessoas é pego no bafômetro, e passageiros comemoram, diz PRF — Foto: Divulgação/PRF

Motorista de ônibus que levava 29 pessoas é pego no bafômetro, e passageiros comemoram, diz PRF — Foto: Divulgação/PRF



Fonte: G1


28/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
NATIVO E SERTANEJO