NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, sexta-feira, 13 de maio de 2022


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta sexta-feira (13).

Para evitar multa, mulher faz festa de ‘descasamento’ após fim de noivado

Depois do fim de um relacionamento de 13 anos, a servidora pública Kallynca Carvalho dos Santos se deparou com um problema: a festa de noivado que estava marcada. Com contratos assinados com empresas de eventos, ela resolveu fazer uma festa de “descasamento” para fugir das multas de rescisão.

Moradora de Curitiba, a jovem de 29 anos disse até ter tentado cancelar os serviços contratados, mas que o valor das multas a fizeram mudar de ideia. Com isso, ela resolveu fazer uma festa à fantasia, com convites à venda por R$ 200.

  • ‘Após término com ex-noivo, dei uma chance para o amor e tive sucesso’, diz mulher que decidiu fazer festa de ‘descasamento’ para evitar multas

Ela preferiu não revelar qual seria o prejuízo total. Mas contou ao g1 que, pelo contrato, teria que pagar multa de 40% sobre o valor total, além de arcar com “despesas, honorários de profissionais, taxas de administração, lucros cessantes, perdas e danos, custos e gastos já firmados” para a execução dos serviços contratados.

Após fim do noivado, jovem resolve fazer festa de 'descasamento'

Após fim do noivado, jovem resolve fazer festa de ‘descasamento’

Homem é preso suspeito de envolvimento na morte de motorista de aplicativo encontrada em porta-malas de carro, em Curitiba

Um homem, de 42 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (13) suspeito de envolvimento na morte da motorista de aplicativo e lutadora Michelle Caroline Chinol, de 39 anos, encontrada no porta-malas do carro que utilizava para trabalhar.

De acordo com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), ele foi localizado no bairro Boqueirão e preso temporariamente.

Durante a operação na manhã desta sexta, a polícia ainda apreendeu roupas análogas às do homem que abandonou o carro da vítima. Segundo a polícia, ele ainda não possui advogado.

Motorista de aplicativo foi encontrada morta dentro de porta-malas de carro, em Curitiba — Foto: Reprodução

Motorista de aplicativo foi encontrada morta dentro de porta-malas de carro, em Curitiba — Foto: Reprodução

Ponto de resistência e referência do movimento negro, Sociedade 13 de Maio se mantém há 134 anos

Criada em 6 de junho de 1888, a Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio, em Curitiba, carrega no nome a data da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. A organização é o segundo clube negro mais antigo no Brasil e foi criada diante dos abismos sociais impostos aos negros libertos.

O PodParaná visitou o local que desde 1888 abriga a sociedade e conversou com algumas das principais pessoas que fazem com que o espaço seja, há quase 134 anos, uma referência e um ponto de resistência do povo negro na cidade.

A sede fica na Rua Clotário Portugal, 274, no Centro da capital. O espaço fica de frente para a Alameda Princesa Isabel – rua em alusão à responsável por assinar a Lei Áurea.

Álvaro Silva: desde os anos 1990 preside a Sociedade 13 de Maio — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

Álvaro Silva: desde os anos 1990 preside a Sociedade 13 de Maio — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

Prefeitura instala placas alertando interação indevida com capivaras no Parque Barigui

A Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba começou a instalar placas para alertar sobre a interação indevida com as capivaras do Parque Barigui.

A medida ocorre após novos vídeos divulgados em redes sociais de pessoas fazendo carinho e, até mesmo, “vestindo” os animais com acessórios como toucas e óculos de sol.

De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria, Edson Evaristo, o objetivo é prevenir acidentes.

“Por mais dóceis que pareçam, não podemos esquecer que as capivaras são animais silvestres e é impossível prever a reação com a aproximação e o contato humano e de animais domésticos”, explica.
Prefeitura começa instalar placas para alertar sobre interação indevida com capivaras no Parque Barigui, em Curitiba — Foto: Prefeitura de Curitiba/Reprodução RPC

Prefeitura começa instalar placas para alertar sobre interação indevida com capivaras no Parque Barigui, em Curitiba — Foto: Prefeitura de Curitiba/Reprodução RPC

PM diz que cinco suspeitos de tentativa de assalto à empresa de valores de Guarapuava foram mortos em confronto

A Polícia Militar (PM) do Paraná afirmou nesta sexta-feira (13) que cinco pessoas foram mortas em confrontos com a polícia por suspeita de participação em tentativa de assalto à empresa de valores de Guarapuava, nos Campos Gerais do Paraná. Anteriormente, a polícia havia informado que eram três.

O ataque aconteceu na noite do dia 17 de abril, um domingo. De acordo com o governo do estado, os homens fugiram sem levar nada. Um policial morreu em confronto com os criminosos e outras duas pessoas se machucaram.

“Nós tivemos um confronto aqui em Guarapuava. Outro confronto foi com os marginais vindos de Fazenda Rio Grande pra cá, onde nós recebemos a informação a denúncia e foi montado um bloqueio com o intuito de prisão desses indivíduos que estavam fortemente armados e houve confronto com a equipe de choque de Ponta Grossa. E o terceiro confronto eu não lembro como foi”, informou sobre os confrontos o coronel da PM, Hudson Leôncio Teixeira.
PM aumenta número de suspeitos mortos após tentativa de assalto em Guarapuava

PM aumenta número de suspeitos mortos após tentativa de assalto em Guarapuava

IAT resgata 144 animais com sinais de maus-tratos em propriedade de Pato Branco

Operação do Instituto Água e Terra (IAT), órgão ligado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), resgatou144 animais em situação de maus-tratos nesta sexta-feira (13), em Pato Branco, no sudoeste do estado.

De acordo com o IAT, alguns dos animais, na maioria cães, estavam sendo criados para comercialização. Muitos deles eram mantidos em gaiolas.

O proprietário do local onde os animais foram localizados, na área rural, foi convocado a se apresentar ao IAT na próxima semana para prestar esclarecimentos. Parte dos animais foram encaminhados a lares temporários.

Animais foram localizados em propriedade na área rural de Pato Branco — Foto: IAT

Animais foram localizados em propriedade na área rural de Pato Branco — Foto: IAT



Fonte: G1


13/05/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA NOTÍCIAS