NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, sexta-feira, 1º de abril de 2022


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta sexta-feira (1º).

‘Eu não desisti de nada’, diz Moro um dia após se filiar ao União Brasil

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro afirmou, na tarde desta sexta-feira (1º), que “não desistiu de nada”, fazendo menção à sua filiação ao União Brasil e eventual desistência da posição de pré-candidato à presidência.

“Eu não desisti de nada, muito menos do meu sonho de mudar o Brasil. Pelo contrário, sigo firme na construção de um projeto para o país”.

Na quinta (31), entretanto, Moro publicou, nas redes sociais, um comunicado onde afirmou que deixava, “por enquanto”, a pré-candidatura.

Na coletiva nesta sexta, Moro declarou, ainda, que não será candidato a deputado federal, contrariando o que disse o secretário-executivo do partido na quinta (31).

  • Moro vai ser candidato a deputado federal por São Paulo, diz secretário-executivo do União Brasil
Sergio Moro: ‘Eu não desisti de nada’

Sergio Moro: ‘Eu não desisti de nada’

Alta dos remédios a partir de abril provoca compra antecipada

O anúncio do aumento de quase 11% no preço de remédios a partir de abril fez com que a publicitária Larissa Vaz da Silva antecipasse a compra dos medicamentos que usa para tentar economizar nos próximos meses. Ela faz tratamento contra depressão há quase 10 anos.

“Não consigo fazer um estoque grande porque é só com a receita, mas comprei os remédios pelo preço antigo para dois ou três meses, que é o intervalo de consultas. Eu não ia comprar o remédio já, ia guardar a receita e só comprar quando precisasse. Mas, agora, fui obrigada a me programar para sair da consulta direto pra farmácia”, diz ela.

Larissa tem 23 anos e mora em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Atualmente, ela toma Desvenlafaxina e Ritalina.

  • Reajuste no preço dos medicamentos: saiba como conseguir remédios de graça no Paraná
Aumento de 10% em remédios a partir de abril provoca compra antecipada — Foto: Arquivo pessoal

Aumento de 10% em remédios a partir de abril provoca compra antecipada — Foto: Arquivo pessoal

Márcia Huçulak pede exoneração e deixa cargo de secretária de Saúde de Curitiba

Márcia Huçulak, que ocupava o cargo de secretária de Saúde de Curitiba, pediu exoneração e anunciou a saída da função na pasta nesta sexta-feira (1º). De acordo com o município, a ex-superintendente executiva da pasta, Beatriz Battistela Nadas, assume a secretaria.

A mudança foi citada pela ex-secretária mais cedo, em uma publicação a que o g1 teve acesso, e confirmada pela prefeitura durante a tarde.

“Depois de 35 anos de dedicação ao serviço público, cheguei numa encruzilhada. Poderia me aposentar, permanecer na condução da Secretaria Municipal de Saúde, ou atender ao chamado de ir para uma nova frente tão relevante para o futuro do nosso estado e do nosso país”, escreveu Márcia.
Secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, anunciou, nesta sexta-feira (1º), a saída do cargo de secretária de Saúde da capital — Foto: Reprodução

Secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, anunciou, nesta sexta-feira (1º), a saída do cargo de secretária de Saúde da capital — Foto: Reprodução

Beto Preto anuncia saída da Secretaria de Saúde do Paraná

Na tarde desta sexta-feira (1º), Beto Preto anunciou que deixou o cargo de secretário de Saúde do Paraná, para disputar as eleições de 2022.

A decisão foi informada por um pronunciamento dele, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Na fala, o ex-secretário agradeceu aos servidores da pasta, à imprensa e a outros parceiros que atuaram nos assuntos da saúde no estado, nos últimos anos.

Ele destacou que a saída da secretaria para a disputa eleitoral foi alinhada com o governador do estado.

“Quero comunicar que, no dia de hoje, tomei a iniciativa, em comum acordo com o governador Ratinho Junior, de deixar a Secretaria de Saúde do Paraná para cumprir toda a legislação eleitoral”, disse.
Beto Preto anunciou saída da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), nesta sexta-feira (1º) — Foto: Divulgação/Sesa

Beto Preto anunciou saída da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), nesta sexta-feira (1º) — Foto: Divulgação/Sesa

Adolescente de 16 anos é baleada pelo ex-companheiro, diz polícia

Uma adolescente de 16 anos foi atingida por disparos de arma de fogo na quinta-feira (31) em Foz do Iguaçu, na região oeste do estado. Segundo a polícia, o suspeito de efetuar os tiros é o ex-namorado da jovem.

Por isso, o caso é investigado como tentativa de feminicídio. Uma câmera de segurança registrou o momento dos disparos. Veja no vídeo abaixo.

Em depoimento à Polícia Civil, a vítima afirmou que estava andando na rua quando o suspeito passou de motocicleta e disparou algumas vezes contra ela.

Adolescente de 16 anos é atingida por disparos de arma de fogo pelo ex namorado

Adolescente de 16 anos é atingida por disparos de arma de fogo pelo ex namorado

iPhones vendidos como de ouro 24 quilates são apreendidos em Foz do Iguaçu: ‘Mera pintura dourada’, diz auditor da Receita Federal

Pelo menos oito aparelhos iPhones dourados, com detalhes em relevo, vendidos como edição limitada de ouro 24 quilates, foram apreendidos pela Receita Federal (RF) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na quinta-feira (31).

Após a apreensão, o material foi periciado por um ourives. Conforme o auditor fiscal da Receita Federal, Flávio Carvalho, foi constada uma farsa: os aparelhos de cor dourada não eram ouro e sim uma pintura.

“Em cinco minutos o ouvires percebeu que aquilo não era ouro de verdade, era uma pintura comum como muitas empresa aplicam em seus produtos, de ouro não tem nada. Então fica o alerta”.
iPhones banhados a ouro são apreendidos em Foz do Iguaçu

iPhones banhados a ouro são apreendidos em Foz do Iguaçu

Após 24 anos, Gabriela Duarte descobre que foi ‘ponte’ para criança do Paraná virar pupila de ator hollywoodiano

A história da paranaense Maria Rosa da Silva Schuster, que em 1998 virou pupila do astro de Hollywood Anthony Quinn, tem uma intervenção indireta da atriz Gabriela Duarte – e ela só soube disto nesta semana, após quase 24 anos.

Gabriela descobriu que Maria Rosa, a Még, e o astro Quinn só se conheceram porque a jovem tentava pegar um autógrafo da atriz, que estava no mesmo lugar que o ator.

“Quando a história aconteceu, eu não entendi muito bem, com detalhes. Eu acabei me inteirando da história meio como todo mundo, né. O Anthony conheceu essa menina, com 11 anos, e ele se encantou por ela, achou que era uma reencarnação. E eu pensei ‘nossa, olha só, que bacana’. Na época eu tive uma sensação muito legal por ela”.
Gabriela Duarte descobre que foi 'ponte' para paranaense virar pupila de Anthony Quinn

Gabriela Duarte descobre que foi ‘ponte’ para paranaense virar pupila de Anthony Quinn

A história, cheia de curiosidades e coincidências, é o tema desta sexta-feira (1º) do PodParaná.

Polícia investiga suspeitos presos após tiroteio dentro de quarto de hotel, em Maringá

A Polícia Civil está investigando os dois suspeitos presos após um tiroteio, na quarta-feira (30), dentro de um quarto de hotel, em Maringá, no norte do Paraná. Ninguém se feriu.

De acordo com o delegado Luiz Alves, os dois suspeitos presos tinham passagens, um por tráfico de drogas e o outro por roubo, e estavam com um carro em que foi encontrado sangue.

‘Foi trabalhar para procurar uma melhora de vida’, diz irmã de um dos 11 trabalhadores mortos em acidente de ônibus no Paraná

Jhonatan morreu no acidente de ônibus em Sapopema — Foto: Arquivo pessoal

Jhonatan morreu no acidente de ônibus em Sapopema — Foto: Arquivo pessoal

A vítima mais jovem do acidente de ônibus com 11 mortos, em Sapopema, no norte pioneiro do Paraná, é o eletricista Jhonatan Guimarães Rosa. Ele completaria 29 anos na segunda-feira (4), conforme a família.

De acordo com a irmã da vítima, Patrícia Guimarães de Souza, ele deixou dois filhos pequenos, de cinco e sete anos, e a esposa. A família vive em Belém do Pará.

“Ele foi para lá trabalhar para procurar uma melhora de vida. A esposa dele ia com os filhos agora no início de abril para passar o aniversário com ele e ficar para lá [no Paraná]”, disse.



Fonte: G1


01/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
MANHÃ 107