NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, sexta-feira, 22 de abril de 2022


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta sexta-feira (22).

Motorista se recusa a levar passageira a aldeia indígena e arranca ela do carro pelos cabelos

Uma mulher foi arrancada pelos cabelos de dentro do carro por um motorista de aplicativo da empresa 99, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

O boletim de ocorrência foi registrado nesta quinta-feira (21). Em nota, a empresa 99 lamentou profundamente o episódio e disse que apura os fatos para tomar todas as medidas cabíveis.

A vítima é a professora Dayane Padilha, de 33. No boletim de ocorrência, ela relata que o motorista da empresa 99 se recusou a levá-la até o destino solicitado, uma aldeia indígena.

O motivo da recusa teria sido o fato de a rua não ser asfaltada, o que, alegou o motorista, poderia estragar o carro dele. A professora relata que ele pediu que ela desembarcasse no meio do caminho, o que evoluiu para uma discussão. À polícia, ela disse ter sido chamada de “índia piranha” e “pé de barro”.

Motorista se recusa a levar passageira a comunidade indígena e arranca ela do carro

Motorista se recusa a levar passageira a comunidade indígena e arranca ela do carro

Da periferia de Curitiba, ‘Violinista Chavosa’ mistura instrumental erudito com funk e música popular nos vagões do metrô de São Paulo

Uma jovem instrumentista paranaense, de 23 anos, trabalha nos vagões das linhas de metrô em São Paulo. A Maria Luiza Kaluzny, apelidada artisticamente de ‘Violinista Chavosa’, mistura músicas populares, internacionais e clássicas, mas o que ela mais gosta de ouvir e tocar é o funk.

Nascida na Cidade Industrial de Curitiba, no Paraná, Maria se apresenta com o violino aos passageiros, motivada pelos olhares encantados de quem retira os fones dos ouvidos ou os olhos do celular para escutá-la com atenção.

Maria Luiza estuda violino desde os 11 anos e se mudou para São Paulo em busca do sonho de desenvolver a carreira. A mudança aconteceu depois de receber proposta de um empresário do ramo de funk, que terminou algum tempo depois.

Da periferia de Curitiba, 'Violinista Chavosa' mistura instrumental erudito com funk

Da periferia de Curitiba, ‘Violinista Chavosa’ mistura instrumental erudito com funk

Polícia encontra mais uma arma abandonada por criminosos: ‘Cada dia que passa, menor chance de encontrar suspeitos’, diz delegado

Uma nova arma de fogo abandonada pelos criminosos que tiveram uma tentativa de assalto frustrada a uma empresa de transporte de valores em Guarapuava, na região central do Paraná, foi encontrada pela Polícia Militar (PM) nesta sexta-feira (22).

A confirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa do delegado Rubens Miranda, da Polícia Civil, sobre o caso.

O equipamento, segundo a PM, é o segundo localizado que pertence aos vigilantes da empresa alvo do grupo. O primeiro, uma espingarda, foi encontrado em cima de uma árvore.

Polícia Civil fala sobre as investigações de assalto a transportadora de valores

Polícia Civil fala sobre as investigações de assalto a transportadora de valores

Pássaros ameaçados de extinção entram em banheiro de apartamento em Foz do Iguaçu: ‘Visita inusitada’

A família da comerciante Elenice Albam se deparou com a “visita inusitada” de três pássaros da espécie araçari-castanho, aves da família dos tucanos, na quinta-feira (21). Os animais, que são ameaçados de extinção, estavam no banheiro do apartamento que fica no terceiro andar de um prédio de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Elenice Albam contou que quando ela, o marido e o filho entraram no apartamento ouviram um barulho estranho vindo do banheiro.

“Chegamos em casa, e nos assustamos com um barulho estranho vindo do banheiro. Ao abrir a porta tivemos essa surpresa, uma visita inusitada e bonita”, relata a comerciante.
Trio foi flagrado no banheiro de um apartamento no terceiro andar de um prédio em foz do Iguaçu — Foto: Elenice

Trio foi flagrado no banheiro de um apartamento no terceiro andar de um prédio em foz do Iguaçu — Foto: Elenice

Grávida de seis meses morre cinco dias após ser atingida por carro que furou preferencial

A jovem Manuela Queiroz Vicentini, de 19 anos, morreu no hospital nesta quinta-feira (21). Ela estava internada desde domingo (17), quando o carro em que estava com o marido foi atingido por outro veículo, em Curitiba.

Manuela estava grávida de seis meses. A criança também morreu. O sepultamento delas será no sábado (23).

A polícia investiga se o motorista do outro veículo, Samuel Alisson Soares Barbosa, dirigia embriagado. Logo após o acidente, ele se negou a fazer teste do bafômetro, segundo a polícia.

Motorista fura preferencial e bate em carro onde estava grávida de 6 meses

Motorista fura preferencial e bate em carro onde estava grávida de 6 meses

De ré, caminhão invade casa em Ponta Grossa; motorista disse que veículo ficou sem freios

Um caminhão invadiu, de ré, uma casa no bairro Olarias, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O caso aconteceu nesta sexta-feira (22).

De acordo com a Polícia Militar (PM-PR), o motorista disse que estava fazendo uma entrega quando o veículo ficou sem freio. O caminhão desceu a rua, bateu em algumas muretas de estacionamento, derrubou uma grade e, então, invadiu com a residência.

Frente da casa ficou completamente destruída — Foto: André Salamucha/RPC Ponta Grossa

Frente da casa ficou completamente destruída — Foto: André Salamucha/RPC Ponta Grossa

PodParaná #75: Obras de Poty Lazzarotto ajudam a contar história de Curitiba e do Paraná

Nascido Napoleon Potyguara Lazzarotto, “Poty” veio ao mundo no aniversário de Curitiba: 29 de março de 1924. O artista é um dos paranaenses mais conhecidos por seu trabalho no estado e no país, com uma variedade de obras murais, gravuras, desenhos e cerâmica.

Filho do casal de italianos, Issac Lazzarotto e Julia Tortato Lazzarotto, Poty começou a se expressar por meio da arte ainda criança.

Em rara entrevista, o único irmão do artista, João Geraldo Lazzarotto, de 89 anos, contou ao g1 que Poty “nasceu desenhando”. João compartilhou com o PodParaná essa e outras memórias da família que a vida toda se estabeleceu no bairro Cajuru, em Curitiba.



Fonte: G1


22/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107