NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, terça-feira, 14 de junho de 2022 | Paraná


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta terça-feira (14).

Bancos de sangue estão com estoque 35% abaixo do ideal

Nesta terça-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data de incentivo que lembra a importância deste ato para salvar vidas. Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, os estoques atuais de bancos sangue no estado estão 35% abaixo do ideal.

Conforme a secretaria, os tipos sanguíneos que mais precisam de doação nos hemocentros no Paraná são:

  • A negativo
  • O negativo
  • O positivo.
Com estoques baixos, Paraná precisa de doação de sangue. — Foto: José Fernando Oura/AEN/Divulgação

Com estoques baixos, Paraná precisa de doação de sangue. — Foto: José Fernando Oura/AEN/Divulgação

Sergio Moro pretende percorrer estado antes de definir candidatura

O ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil) anunciou, na manhã desta terça-feira (14), que pretende percorrer o estado do Paraná antes de definir para qual cargo deve se candidatar nas Eleições de 2022.

O evento para o pronunciamento do ex-juiz começou por volta das 11h10, em Curitiba, com a palavra de lideranças do partido.

“Há muitos questionamentos se eu vou ser candidato a deputado, senador, governador. Meu objetivo é rodar o Paraná. Essa decisão vai ser tomada com o União Brasil. Acima de tudo, quem vai decidir isso é a população paranaense, ouvindo-os, vendo o que eles têm, seus relatos, são eles é que vão decidir qual vai ser meu destino dentro da política paranaense”, disse.
Sergio Moro, em coletiva de imprensa pelo União Brasil, em Curitiba, ao lado de Luciano Bívar — Foto: Ana Zimmermann/RPC

Sergio Moro, em coletiva de imprensa pelo União Brasil, em Curitiba, ao lado de Luciano Bívar — Foto: Ana Zimmermann/RPC

Justiça revoga prisão preventiva de suspeito de matar jovem em fila de drive-thru

A Justiça do Paraná revogou a prisão preventiva de Adinei Anelio Rotta, 44 anos, suspeito de matar a facadas o jovem Gabriel Gomes Baiça Neto, 26 anos, na fila de um drive-thru de Cascavel, no oeste Paraná.

Adinei era considerado foragido após ter prisão preventiva decretada, dias depois do crime, e não se apresentar à polícia. Com a revogação, ele responderá o processo em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica.

  • RELEMBRE O CASO: Jovem de 26 anos é morto a facadas em fila de drive-thru em Cascavel

O crime foi em 22 de maio deste ano (veja detalhes mais abaixo nesta reportagem). O fast food onde tudo aconteceu fica na Avenida Brasil. Em vídeo, gravado de um imóvel vizinho à lanchonete, é possível ver parte da briga que resultou na morte de Gabriel. Veja vídeo abaixo.

Vídeo mostra discussão em drive-thru no Paraná

Vídeo mostra discussão em drive-thru no Paraná

Jovem frequenta biblioteca por seis anos e diz que teve vida transformada pela leitura, em Paranavaí

Maria Luiza de Souza Pereira frequentou por seis anos, diariamente, a biblioteca do bairro dela, em Paranavaí, no noroeste do Paraná. Agora, a jovem olha para o passado e afirma que a intimidade com as prateleiras, o amor pelos livros e a fé no conhecimento mudaram a vida dela.

“A biblioteca sempre foi um espaço de transformação, principalmente por causa da leitura, e acabou me ajudando, porque eu não era acostumada a ler. Eu não tinha muito essa proximidade com os livros, até porque livros são caros para quem não tem condição financeira. Mas em um bairro grande como esse, facilita para as pessoas que moram na Vila Operária”, contou. Leia a história completa.

Biblioteca cidadã ajuda jovem de Paranavaí a mudar de vida

Biblioteca cidadã ajuda jovem de Paranavaí a mudar de vida

Vídeo mostra bebê ouvindo pela primeira vez após instalar aparelho auditivo

O sorriso no rosto do pequeno Gael, de 1 ano, revela a alegria de poder escutar pela primeira vez. Morador de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, ele recebeu um aparelho auditivo nesta terça-feira (14).

A cena com a reação do bebê foi gravada pela equipe que faz o acompanhamento da criança. Assista acima. No momento em que ele recebeu o aparelho, o pequeno estava no colo da mãe, Jhenifer Tamires da Silva. As primeiras vozes que ele ouviu foram das fonoaudiólogas que fizeram o atendimento.

Bebê ouve pela primeira vez após receber aparelho auditivo

Bebê ouve pela primeira vez após receber aparelho auditivo

Número de roubos no Paraná cai, mas estado tem média de 70 ocorrências por dia

O Relatório Estatístico Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) indicou que, no primeiro trimestre de 2022, o estado apresentou queda de 10,52% no número de roubos em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os números integram um documento do governo divulgado na segunda-feira (13). Apesar da queda, o Paraná continua mantendo a média de 70 registros de assaltos por dia.

  • 1º tri de 2021: 6.908 roubos
  • 1º tri de 2022: 6.181 roubos

O relatório analisa as 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) do estado. Pelo documento, a região com mais roubos foi Curitiba, com 2.575 registros. Saiba mais sobre o relatório.

Economia aquecida: comércio prevê alta de 9,2% com vendas de itens para o inverno

As vendas de roupas, calçados e acessórios devem crescer 9,2% durante o inverno, no Paraná. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que calcula movimentação no estado de R$ 980 milhões no setor.

O inverno oficialmente só começa em 21 de junho, mas a chegada do frio já aumentou o otimismo dos comerciantes.

Cristina Valter é dona de uma marca especializada em pijamas que cresceu durante a pandemia. Neste ano, ela espera vender três vezes mais que em 2019.

Itens de inverno devem impulsionar as vendas do comércio em 9% no Paraná

Itens de inverno devem impulsionar as vendas do comércio em 9% no Paraná



Fonte: G1


14/06/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA