NOTÍCIAS


Resumo do dia: Paraná, terça-feira, 5 de julho de 2022 | Paraná


Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta terça-feira (5).

Justiça suspende sessão que cassou mandato de Renato Freitas

Renato Freitas: entenda a cronologia do caso sobre a cassação do vereador em Curitiba

Renato Freitas: entenda a cronologia do caso sobre a cassação do vereador em Curitiba

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) suspendeu a sessão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) que cassou o mandato do vereador Renato Freitas (PT) por “procedimento incompatível com o decoro parlamentar”.

Conforme a decisão, foi determinado o cancelamento dos efeitos das sessões dos dias 21 e 22 de junho, onde foi votada a cassação do vereador.

  • Renato Freitas: entenda a cronologia do caso

Os aeroportos de Curitiba e de Foz do Iguaçu ganharam novos horários de voos durante a temporada de férias, neste mês de julho.

Em Curitiba, a Gol está operando novos voos para Porto Alegre, Natal e Maceió. Já a Azul também está oferecendo rotas extras para Maceió. A Latam, por sua vez, retomou voos regulares para Porto Alegre, que estavam suspensos desde 2020.

Em Foz do Iguaçu, a Azul criou voos extras adicionais para Florianópolis e Belo Horizonte.

  • Veja aqui os novos horários
Quina de São João — Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Quina de São João — Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

As 20 cotas que compuseram um bolão vencedor da Quina de São João em Ponta Grossa foram retiradas pelos ganhadores, de acordo com a Caixa Econômica Federal. Juntas, elas chegam a quase R$ 18 milhões.

Segundo o banco, cada uma das cotas recebeu R$ 897.974,66.

Descarte incorreto de embalagens pode facilitar golpes

O descarte incorreto de embalagens, sejam encomendas de lojas virtuais ou pedidos de comida em aplicativo, pode gerar grandes dores de cabeça por facilitar a ação de golpistas. O alerta é feito pelo delegado Emannoel David, da delegacia de estelionato de Curitiba.

Por isso, ele orienta que, após recebida uma embalagem que contenha informações como nome, endereço, CPF, entre outras, o correto é cortar ou picotar o material e só depois jogar no lixo.

Especialista alerta: Descarte correto de embalagens pode evitar ação de golpistas

Especialista alerta: Descarte correto de embalagens pode evitar ação de golpistas

Em 6 meses, mais de 550 locais com lixo no litoral do Paraná são registrados em app de biodiversidade

Um aplicativo no celular tem permitido que usuários registrem fotos e localização de pontos onde encontram lixo em praias do Paraná.

De janeiro a junho de 2022, foram feitos mais de 550 registros no litoral do estado, catalogados no app SIG Rebimar, desenvolvido pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha.

Ester Valentino, de 12 anos, passeia na praia todos os dias e nos últimos tempos adquiriu o hábito de registrar tudo no aplicativo, que também orienta o usuário a descartar corretamente a sujeira.

Lixo que não é descartado corretamente pode parar no mar

Lixo que não é descartado corretamente pode parar no mar

Homem que matou adolescente em festa clandestina é condenado a mais de 19 anos de prisão, em Maringá

Júri popular em Maringá, no norte do Paraná, condenou nesta terça-feira (5) o homem que matou uma adolescente e deixou outro rapaz ferido em uma festa clandestina, em novembro de 2020.

Luiz Gustavo Xavier Alves foi condenado a 19 anos e quatro meses de prisão por homicídio e tentativa de homicídio, com a qualificadora de não ter dado chance de defesa às vítimas. A defesa disse que vai recorrer da decisão.

Ele é acusado de efetuar os disparos que mataram Ingrid Vitória, de 15 anos. A jovem foi baleada na cabeça. Os tiros também atingiram um outro rapaz no pescoço.

Júri condena homem que matou adolescente em uma festa, em Maringá

Júri condena homem que matou adolescente em uma festa, em Maringá

Em uma semana, Paraná confirma mais seis mortes por dengue

O Paraná confirmou seis novas mortes por dengue e mais 5.514 novos casos da doença. É o que informa boletim epidemiológico desta terça-feira (5) divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

De acordo com o boletim, os novos óbitos divulgados foram registrados de 5 a 27 de maio. São três mulheres e três homens, com idades entre 27 e 87 anos. Dois deles tinham comorbidades.Curtas e rápidas. Saiba mais sobre a epidemia no estado.



Fonte: G1


05/07/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
NATIVO E SERTANEJO