
MENU

Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta terça-feira (8).
Um grupo de voluntárias de Curitiba do projeto “Dia de Rainha” ofereceu a mulheres em situação de rua e em vulnerabilidade social serviços de higiene pessoal, beleza, cultura e ajuda para acessar seus direitos. Simples aos olhos de quem tem tudo, mas transformador para àquelas invisibilizadas socialmente.
O projeto funciona durante o ano inteiro, mas a ação principal geralmente ocorre uma vez por ano, sempre no início do mês de março, para a celebração do Dia da Mulher.
“Receber atenção é, muitas vezes, mais difícil do que conseguir um alimento. Ninguém te vê, ninguém se importa, estar na rua é sumir socialmente. Quando têm pessoas que querem te receber, colocam esperança em você, isso ajuda a retomar sua identidade, a quem você é e ao que você veio fazer aqui, é um resgate da nossa autonomia, autoestima e até vontade de viver”, diz Sarah.
Mulheres relatam a importância do projeto Dia de Rainha nas suas trajetórias
Um motorista do transporte coletivo de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi demitido após ser flagrado fazendo comentários sexistas sobre as ucranianas e também fazendo gestos obscenos para outras mulheres.
Um vídeo foi gravado por uma passageira, que estava em um ônibus da linha Pinhais/Rui Barbosa, na noite de domingo (6).
“R$ 790 acho que deu, né? R$ 770? Ai, tomei no **, já não vai dar para pegar duas [ucranianas]. Uma e meia. Vou levar uma para casa e a outra vou dizer: ‘você fica aí que você vai ser só minha amante'”, diz o motorista.
Motorista de ônibus é demitido após fala sobre mulheres ucranianas.
Moradores de cidades paranaenses flagraram o exato momento em que restos de lixo espacial entraram em órbita com a Terra, durante a madrugada desta terça-feira (8). O registro foi feito em cidades de várias regiões do Paraná. Assista abaixo.
O astrônomo indicado pelo Observatório Nacional, Carlos Rutz, explicou que o lixo espacial pode ser de restos de um foguete da SpaceX.
“Se trata do corpo de um foguete do Falcon 9, que foi lançado no dia 19 de dezembro de 2021, na Califórnia [EUA], com o objetivo de levar satélites Starlink, que vão trazer internet para todo o planeta”, disse.
Morador do Paraná flagram restos de lixo espacial entrando em órbita com a terra
A Justiça determinou a suspensão de licitação para a construção da nova sede da Escola Municipal Professora Lúcia Marlene Pena Nieradka, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A Prefeitura foi notificada da decisão nesta segunda-feira (7) e disse que vai recorrer.
Há quase 20 anos, a escola funciona de forma improvisada sob arquibancadas do estádio Pedro Basso – uma área particular cedida ao município em razão de um antigo acordo e não possui espaço para ampliação.
Os moradores vizinhos do local sinalizado pela prefeitura para a construção da nova sede da escola, no bairro Vila Yolanda, entraram na Justiça por serem contra a construção do colégio no espaço. Eles afirmam que o local é uma praça.
Usuários do transporte coletivo relataram, na manhã desta terça-feira (8), estar com dificuldade para acessar o site da Urbanização de Curitiba (Urbs) que é responsável pela gestão do transporte público da cidade.
A reclamação foi feita, principalmente, por estudantes que precisam fazer ou atualizar o passe escolar, para utilizar o transporte coletivo da cidade pagando metade do valor da passagem.
Sistema da Urbs está sofrendo instabilidades
Um dentista foi demitido pela Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, após ficar afastado por 19 anos com licenças médicas. Conforme a corregedoria municipal, a medida foi adotada depois de uma sindicância identificar irregularidades na conduta do servidor durante o afastamento.
Segundo a investigação, durante o período de licença, o servidor prestou outros serviços, inclusive, com atividades remuneradas, o que é proibido pelo estatuto municipal. A demissão foi publicada em 23 de fevereiro de 2022.
Dentista é demitido da Prefeitura de Londrina