NOTÍCIAS


Rio Branco do Sul registra tremor de terra e moradores se assustam


Um tremor assustou moradores de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada desta quarta-feira (13). Não é a primeira vez que isso aconteceu no município.

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou o tremor, que teve intensidade de 2,5 na escala Richter, que vai até 10.

O comerciante Darci Alves dos Santos relata que, por volta das 4h45, os vidros tremeram e houve um barulho de explosão. A dona de casa Leonilda Portes conta que o tremor fez a cama onde ela dormia balançar.

Moradores de Rio Branco do Sul se assustam com tremores

Moradores de Rio Branco do Sul se assustam com tremores

O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Renato Flando, explica que o abalo foi considerado leve foi um leve, sem causar danos.

“Neste caso ainda não é possível determinar a causa. Como foi um terremoto de baixa profundidade, é possível que tenha uma causa antrópica, uma causa gerada pelo homem”.

Rio Branco do Sul fica na Região Metropolitana de Curitiba — Foto: RPC

Rio Branco do Sul fica na Região Metropolitana de Curitiba — Foto: RPC

Esta não foi a primeira vez que Rio Branco do Sul registrou abalos sísmicos. Entre 2015 e 2019, foram oito ocorrências confirmadas pelo Centro de Sismologia da USP. A maioria aconteceu em 2019.

Naquele ano, a intensidade dos tremores variou entre 1.8 e 2.5 na Escala Richter. Na época, a casa da irmã da costureira Rosilene Ortiz sofreu danos. No abalo desta quarta, ela voltou a se assustar.

“Nossa, eu pensei que a casa ia cair. Eu pedi ‘Meu deus, tenha misericórdia’. Né?”.

Segundo o professor Flando, as características da região podem explicar essas ocorrências.

“A causa dessa região ser mais afetada tem relação com o seu substrato geológico, com as rochas que ocorrem na região. Inclusive porque mesmo as atividades de exploração, que podem ocorrer e ocasionar pequenos sismos, são de beneficiamento de recursos minerais. Então tá sempre relacionado a constituição geológica”.

Em nota, a Prefeitura de Rio Branco do Sul disse que embora seja um evento natural, em algumas situações, abalos como este também podem estar associados à atividades humanas.

Ainda segundo a prefeitura, a Defesa Civil do município não recebeu nenhuma solicitação de atendimento frente ao ocorrido.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:



Fonte: G1


13/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA