NOTÍCIAS


Serviço de emergência afirma que recebeu 48 trotes do mesmo número em três horas no Paraná; OUÇA


O Serviço de Emergência 192 de Cascavel, no oeste do Paraná, afirmou que recebeu 48 trotes do mesmo número em três horas. O registro foi feito na última semana de dezembro de 2021, conforme o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu), responsável pelo serviço. Ouça acima.

No áudio é possível ouvir uma voz que repete inúmeras vezes a mesma informação. Segundo o Consamu, a tática é para dificultar o trabalho do atendente que, ao pensar que se trata de uma solicitação real, não desliga.

A descoberta das ligações de um mesmo número foi feita pelo consórcio após consulta de dados do sistema interno para divulgação de trotes registrados em 2021.

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (5), foram registrados ao longo do ano passado 1.228 trotes telefônicos no serviço de emergência 192. O número corresponde a uma média de três telefonemas por dia.

De acordo com o Consamu, somente em dezembro foram cerca de 228 trotes, uma média de seis por dia.

Serviço de emergência afirma que recebeu 48 trotes do mesmo número em três horas no Paraná — Foto: RPC Maringá

Serviço de emergência afirma que recebeu 48 trotes do mesmo número em três horas no Paraná — Foto: RPC Maringá

Trotes prejudicam atendimentos

A diretora técnica do Consamu, Karina Correa Ebrahim, afirma que esse tipo de atitude prejudica os atendimentos do 192 porque além de mobilizar estruturas de saúde, ocorrências reais podem deixar de ser atendidas.

“Os danos são significativos porque atendimentos de urgência podem ser prejudicados. A pessoa que passa trotes pode prejudicar algum familiar dela com essa atitude ou a ela mesma já que em algum momento ela também poderá solicitar o serviço”, disse Karina.

Passar trote aos serviços de emergência é crime previsto no Código Penal. O autor pode responder por falsa comunicação de crime ou de contravenção, com pena de detenção de um a seis meses ou multa.



Fonte: G1


06/01/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
SUCESSOS DA TARDE