MENU

O serviço de telefone para atendimento psicológico da Prefeitura de Curitiba, chamado de Telepaz, encerra as atividades na sexta-feira (29) após dois anos de funcionamento. Segundo a administração pública, a medida acontece diante da queda no número de solicitações.
O Telepaz foi criado em março de 2020 para atender à população diante da pandemia do novo coronavírus.
Conforme a prefeitura, em 734 dias, foram 5.045 ligações atendidas por uma equipe de 17 profissionais do Departamento de Saúde Ocupacional.
Apesar do encerramento das atividades, a prefeitura ressaltou que o atendimento a pessoas em necessidade devem ser feitos na unidade de saúde mais próxima.
A prefeitura informou que o primeiro passo é buscar uma unidade de saúde. O local então fará o encaminhamento para o atendimento especializado conforme a necessidade.
Em caso de emergência, o paciente deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento ou entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo 192.
A administração municipal também oferece a Rede de Atenção Psicossocial para atendimentos psicológicos.
Além disso, pessoas que precisam de escuta emocional também podem ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), organização não governamental, pelo 188, em qualquer horário do dia. O contato também é possível por chat no site do programa.