MENU

Servidores de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), anunciaram uma paralisação nesta quinta-feira (29) para se manifestar contra mudanças de carreira e previdência estudadas pela prefeitura.
Com isso, alunos da rede municipal de ensino vão ficar sem aula durante todo o dia, de acordo com o Sifar.
A entidade ainda disse que a ação vale para o quadro, abrangendo todas as secretarias do município e também o magistério. No caso de serviços essenciais, o sindicato informou que pelo menos 30% dos servidores estarão trabalhando.
Em toda a cidade, são cerca de 5 mil servidores.
Por nota, a prefeitura disse nunca ter se negado a negociar junto à categoria e ter informado às categorias sobre possível desconto em folha diante da paralisação, uma vez “que os serviços públicos não podem ser interrompidos”.
Afirmou ainda que a paralisação é antecipada considerando que nenhum projeto de lei foi apresentado pela administração pública à Câmara de Vereadores. O que aconteceu até o momento, segundo a prefeitura, são estudos e relatórios feitos pela Fundação Instituto de Administração sobre carreira, direitos funcionários e outros itens.
Sobre reajuste salarial, a prefeitura disse que publicou em junho uma lei autorizando reposição salarial de 16% a servidores.