NOTÍCIAS


Sesa confirma morte de macaco por febre amarela no Paraná | Campos Gerais e Sul


A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) confirmou a primeira morte de um macaco por febre amarela no Paraná no período epidemiológico 2022-2023. Nenhuma morte foi registrada em humanos no período.

O boletim foi divulgado na quarta-feira (21).

De acordo com a pasta, a identificação no macaco prego ocorreu no município de Fernandes Pinheiros, na região central do estado.

A Sesa explicou, ainda, que isso confirma haver circulação do vírus no Paraná e ressaltou que os macacos não transmitem a febre amarela. A orientação é que a população não machuque macacos e entre em contato com a vigilância de saúde do município caso encontre um animal doente ou morto.

Além do caso confirmado, o Paraná tem outras 15 notificações de epizootias em nove municípios. Destas, seis estão em investigação e três indeterminadas – sem coleta de amostra.

Em relação a humanos, foram quatro casos notificados, sendo três descartados e um ainda em análise. Metade deles foi identificado em mulheres e a outra metade em homens. Todos têm idade entre 40 e 59 anos.

Por isso, para evitar casos em humanos, a secretaria ressaltou a necessidade das medidas de prevenção, em especial a vacinação contra a febre amarela, disponível de graça no Sistema Único de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a única forma de evitar a febre amarela é a vacinação. Ela é gratuita e fica disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano.

Além disso, como é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a orientação também é evitar recipientes com água parada. Algumas medidas podem ser:

  • Colocar areia nos pratinhos de plantas;
  • Cobrir recipientes que acumulam água – lixeiras, pneus, caixas d’água, tonéis;
  • Retirar água de lajes;
  • Desentupir calhas;
  • Guardar garrafas de vidros ou pet, baldes e vasos vazios de boca para baixo.



Fonte: G1


22/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
SUCESSOS DA TARDE