NOTÍCIAS


Simepar confirma que fenômeno registrado na terça (17) em Palmas foi classificado como neve


No distrito de Horizonte, o morador Maurício Tamanho conseguiu ver e gravar pequenos flocos brancos acumulados em um casaco sobre um carro. Veja acima.

Simepar confirma que fenômeno registrado na terça (17) em Palmas foi classificado como neve — Foto: Reprodução

Simepar confirma que fenômeno registrado na terça (17) em Palmas foi classificado como neve — Foto: Reprodução

Na terça-feira, o Simepar não tinha confirmado que era neve. Contudo, após análises, explicou que houve queda de neve com chuva congelada.

Com a confirmação do órgão, este foi o primeiro registro de neve no Paraná neste ano. Oficialmente, a estação só muda daqui a mais de um mês: o inverno começa em 21 de junho.

Conforme o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) Lisandro Jacobsen, a chuva congelada é um estágio anterior da precipitação de neve. Entre os dois fenômenos, uma das diferenças mais marcantes é a espessura dos flocos congelados.

“A chuva congelada, vamos botar um exemplo prático: se tu tiveres dentro do carro, ela vai quicar na hora que bate no para-brisa, como se fosse uma bolinha bem pequenininha, uma gota de chuva que vira uma pedrinha de gelo […] Já o floco de neve, como ele não é tão espeço, ele vem e o vento consegue até tocar ele, mudar de direção, mas ele vem e fica grudado no para-brisa, mas não quica,” explica o meteorologista.

Ele comenta que o fenômeno ocorre quando são registradas baixas temperaturas e muita umidade no ar. Ao caírem das nuvens, as gotas congelam ao terem contato com a atmosfera fria.

“A precipitação é de bastante frio e nestes casos na chuva congelada, ela (água) congela durante o trajeto da nuvem até o solo. Ela se congela porque a atmosfera está muito gelada”, finaliza Lisandro.



Fonte: G1


18/05/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107