MENU

O Teatro Paiol, em Curitiba, será fechado para obras de restauro e de infraestrutura, de acordo com a prefeitura. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito Rafael Greca no fim deste mês.
Na programação do aniversário de 329 anos de Curitiba estão duas apresentações, nos dias 27 e 28, do músico Carlos Careqa. Depois disso, espaço ficará um longo período sem espetáculos.
Conforme a prefeitura, será uma grande reforma, com intervenções para restaurar as alvenarias externas da edificação, de modo a aumentar a durabilidade e melhorar as condições de uso do espaço.
Serão feitos o reforço estrutural das paredes, portas e janelas, o tratamento de rachaduras, reforma geral do telhado, troca de calhas e do isolamento acústico, drenagem e impermeabilização, instalação de piso técnico metálico sobre o telhado, conserto geral do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e pintura geral de toda a edificação.
Em dezembro do ano passado, o Teatro Paiol completou 50 anos. Em um dos episódios do PodParaná, o g1 resgata a história do espaço cultural mais simbólico da capital, algumas curiosidades e também relembra grandes nomes que passaram pelo espaço. Ouça abaixo:
Nessas cinco décadas, o Paiol passou por outros períodos de reformas. As mais significativas foram as realizadas em 2005, 2010 e 2018.
Após obras de melhorias, de setembro a dezembro de 2005, o teatro foi reinaugurado em 2006 com um show de Toquinho.
De julho a setembro de 2010, o Paiol passou por outra reforma, com a recuperação estrutural do telhado, entre outras obras de manutenção, além da substituição das poltronas da plateia.
Em 2018, mais uma reforma foi concluída por meio do Programa de Revitalização e Modernização dos Espaços Culturais. Foram feitas principalmente as obras de acessibilidade e a iluminação cênica da fachada. Um show de João Bosco marcou a reabertura do teatro.
Teatro Paiol é símbolo da identidade cultural de Curitiba — Foto: Daniel Castellano/SMCS