NOTÍCIAS


TRE-PR começa neste sábado (17) a preparar urnas para as eleições | Eleições 2022 no Paraná


O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) começou neste sábado (17) a preparar as urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições.

As chamadas Cerimônias de Carga e Lacração vão até 26 de setembro nos 154 fóruns eleitorais do estado e são públicas, qualquer pessoa pode acompanhar.

  • Veja quando será a cerimônia em cada fórum

No Paraná, mais de 25,8 mil urnas serão preparadas, testadas e lacradas. Na véspera das eleições, os equipamentos são distribuídos a 4,7 mil locais de votação nos 399 municípios.

Em Curitiba, são preparadas 3,9 mil urnas eletrônicas para os 415 locais de votação da capital. A cerimônia é realizada no Fórum Eleitoral localizado na Rua João Parolin, 55, no Prado Velho.

Leia mais: Tudo sobre as Eleições 2022 no Paraná

  • Quem eu escolho? Ferramenta reúne candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador e governador no Paraná
  • Propostas dos políticos: ferramenta reúne promessas de candidatos a governador do PR

Como é a preparação das urnas

Antes de a urna ser lacrada, é feita a Cerimônia de Geração de Mídias. Nessa etapa são geradas todas as informações que serão inseridas (na chamada carga) no equipamento.

São dados com as tabelas de partidos políticos, federações e coligações; eleitoras e eleitores; seções com as respectivas agregações; e candidatas e candidatos (com os respectivos números, nomes indicados na urna e fotografias).

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Telegram

Após a geração de mídias é feita a Cerimônias de Carga e Lacração. É quando as urnas são carregadas com os sistemas oficiais e recebem as mídias já geradas, ficando prontas para a eleição. A partir da lacração das urnas, os dados inseridos não podem mais ser modificados.

TRE começa a preparação para as eleições 2022

TRE começa a preparação para as eleições 2022

Partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são convocados a acompanhar as cerimônias.

Nos atos, os representantes das entidades fiscalizadoras devem conferir os dados das urnas e a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados.

Os vídeos mais assistidos do g1 PR



Fonte: G1


17/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA