NOTÍCIAS


Três araçari-castanho são encontrados em banheiro no terceiro andar de prédio em Foz do Iguaçu 'visita inusitada'


Após trabalharem no feriado de Tiradentes na última quinta-feira (21), a comerciante Elenice Albam, o marido e o filho deles retornaram para casa na noite de quinta.

Ao entrarem no apartamento deles, que fica no terceiro andar de um prédio em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, ouviram um barulho estranho vindo do banheiro.

Quando abriram a porta, uma “visita inusitada” estava no local, três pássaros araçari-castanho, aves da família dos tucanos (veja características da espécie mais abaixo). Elenice conta como foi o encontro.

“Chegamos em casa, e nos assustamos com um barulho estranho vindo do banheiro. Ao abrir a porta tivemos essa surpresa, uma visita inusitada e bonita”, relata a comerciante.

Elenice acredita que as aves tenham entrado no local devido a chuva que foi registrada em Foz do Iguaçu, na quinta. Com os fortes ventos registrados, a janela fechou o que impossibilitou a saída dos animais do local.

Animais ficaram presos no banheiro após possível rajada de vento ter fechado a janela do local — Foto: Elenice Albam/ Arquivo pessoal

Animais ficaram presos no banheiro após possível rajada de vento ter fechado a janela do local — Foto: Elenice Albam/ Arquivo pessoal

“Meu marido pegou uma canaleta de PVC, aquelas que usamos para esconder fios em casa, e empurrou a janela para abrir”, conta a mulher.

Após a abertura da janela, Elenice conta que ligou para os bombeiros para ter a orientação adequada sobre o que fazer na situação. Devido ao feriado, a comerciante foi informada pela corporação que não havia efetivo para fazer o resgate.

A equipe, no entanto, orientou a família sobre alguns procedimentos.

Ela conta que foi orientada a não se aproximar dos animais e deixar a janela aberta. Após a abertura do local, um dos araçari saiu do banheiro, meia hora depois o segundo e uma hora depois o terceiro. ”

“Engraçado moramos no terceiro andar, numa avenida movimentada. Foi muito inusitado pra gente”, relata ela.

Pássaros ficaram presos no banheiro após janela ter sido fechada por possível rajada de vento — Foto: Elenice Albam/ Arquivo pessoal

Pássaros ficaram presos no banheiro após janela ter sido fechada por possível rajada de vento — Foto: Elenice Albam/ Arquivo pessoal

De acordo com o observador de aves, Fabrício Vilela, a entrada destas aves em residências é rara. Ele acredita que as aves, ao verem o próprio reflexo no vidro, podem ter confundido a imagem e pensado se tratar de aves da mesma espécie disputando a área.

“Não é comum eles entrarem em casa. Talvez eles tenham visto o reflexo deles próprios no espelho e achando que tinha outros indivíduos da mesma espécie querendo disputar território com eles. São aves onívoras, se alimentam de frutos, ovos, filhotes de outras aves, insetos,”, comenta o observador.

De acordo com Fabrício, no Brasil ocorrem 22 espécies da família dos tucanos, os chamados ramphastídeos. Em Foz do Iguaçu, segundo ele, é possível ver 5 espécies de ramphastídeos:

  • Tucano-toco que tem o bico amarelo e é o maior da família
  • Tucano-de-bico-verde
  • Araçari-castanho
  • Araçari-poca
  • Araçari-banana (de rara aparição na cidade)

A espécie mede em torno de 43 centímetros de comprimento e pesa entre 220 e 310 gramas. Possui plumagem preta da cabeça à nuca e marrom castanho nas laterais da cabeça. O macho da espécie é maior e tem o bico mais longo que o da fêmea.

Conforme o biólogo, André Hipólito Xavier, o pássaro consta no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção de 2018, mas em uma classificação de categoria de risco mais baixo na escala.

Ainda conforme o biólogo, a ave é registrada nas regiões oeste e noroeste do Paraná e também nas regiões centro-oeste e norte do Brasil, bem como em outros países da América do Sul e América Central.



Fonte: G1


22/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107