NOTÍCIAS


Turismo rural é oportunidade de negócio para família produtora de morangos, no Paraná


Uma família, que produz morangos em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, encontrou no turismo rural uma oportunidade de negócio.

Há mais de um ano, a família Ivankio disponibiliza sua propriedade para pessoas se conectarem com a natureza em um passeio de 40 minutos por uma trilha.

O trajeto conta com belezas naturais, como uma cachoeira, e o término do percurso é na plantação de morangos. O turista pode aprender sobre o cultivo e levar uma cesta com frutas para casa.

“Faz um ano e pouco que a gente está explorando o turismo. Com a pandemia, o pessoal ficou muito fechado em casa. A gente dá essa opção de trazer as crianças, a família. Para quem gosta de natureza, é um ambiente bem familiar”, explicou o agricultor Cleudinei Salvador.

Segundo o agricultor, o turismo foi uma forma de inovar e é um diferencial em relação a outros locais.

Família unida na produção de morangos

Família unida na produção de morangos

A família trabalha em equipe na plantação. O resultado é uma colheita de 3 toneladas por semana de morangos na propriedade.

A marca é alcançada durante o mês de janeiro, que é o período de auge da safra da fruta.

“Minha esposa e meus filhos cuidam das embalagens. Na parte da manhã, meu filho vem colher e, depois, passa para a agroindústria. Meu irmão é o responsável pela nutrição das plantas e eu basicamente fico com as vendas”, conta Cleudinei.
Mês de janeiro é o auge da produção de morangos — Foto: RPC/Reprodução

Mês de janeiro é o auge da produção de morangos — Foto: RPC/Reprodução

A safra de morangos de 2021/22, que ocorre entre novembro e abril, foi prejudicada por causa de uma chuva de granizo em dezembro. Estufas da propriedade foram danificadas, e frutas foram perdidas.

A família é produtora de morangos há 12 anos e vende para mercados, frutarias e confeitarias.

Família produz morangos há 12 anos — Foto: RPC/Reprodução

Família produz morangos há 12 anos — Foto: RPC/Reprodução

O morango é uma fruta que gosta do clima quente durante o dia e de um clima mais ameno durante a noite. Na propriedade, um sistema de irrigação por gotejamento fornece água e nutrientes para o desenvolvimento das plantas.

“Eu costumo falar para o pessoal que é como você cuidar de uma criança pequena. É necessária muita dedicação”, comenta Cleudinei.

Cléber Salvador, que cuida do manejo da cultura, disse que é preciso ter cuidado com o tempo. Quando está nublado, ele fornece apenas água e não dá adubo às plantas.

Poda, limpeza, retirada de morangos estragados e cuidado com a ventilação e espaçamento também são processos essenciais para a produção, segundo Cléber.

Placas ajudam a evitar insetos na plantação — Foto: RPC/Reprodução

Placas ajudam a evitar insetos na plantação — Foto: RPC/Reprodução

Em meio aos pés de morango há placas coloridas (como na foto acima), que fazem parte de um sistema biológico de proteção contra pragas.

Cada equipamento tem uma cola para segurar insetos e impedi-los de chegarem às frutas e levarem doenças à plantação.

Outra particularidade da produção é que os morangos devem ser protegidos por uma cobertura, pois são sensíveis e não podem ficar expostos às chuvas e ao sol.

g1 PR: vídeos mais assistidos



Fonte: G1


09/01/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AMOR SEM FIM