NOTÍCIAS


UPAs ficam lotadas devido ao aumento de casos de dengue em Cascavel


Unidades de Pronto Atendimento UPAs) de Cascavel, no oeste do Paraná, estão ficando lotadas devido ao aumento de casos confirmados de dengue na cidade, de acordo com Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste (Consamu).

Conforme boletim divulgado nesta quarta-feira (30) a cidade registra até o momento 639 casos confirmados da doença, 171 deles registrados somente na última semana.

A UPA Tancredo Neves, que é administrada pelo Consamu, é a que apresenta maior fila de espera.

  • Cascavel tem alto risco de infestação de dengue, aponta levantamento

As consultas passaram de 300 para 400 por dia na unidade, segundo o consórcio. Destes atendimentos, cerca de 50 são de pessoas com dengue.

A dona de casa, Rochele de Oliveira, conta que no sábado (26) levou o filho com febre a UPA. Na terça-feira (29) os sintomas persistiram, mas ela desistiu da espera e retornou nesta quarta-feira (30) com expectativa de conseguir atendimento, porém o problema de filas e demora se repete.

“Ele esta com febre no sábado. Voltamos ontem, mas a demora estava grande e hoje a febre persiste, estamos aqui desde as 2h30 da manhã”, relatou ela em entrevista na manhã desta quarta-feira (30) a RPC.
  • Dengue: casos positivos da doença dobram em uma semana em Cascavel

“Toda vez que a gente vem aqui demora de seis a oito horas para ser atendido,” relata outro usuário da UPA André Ferreira, que também procurou a unidade para atendimento do filho com febre.

Segundo Secretaria de Saúde de Cascavel, o problema da demora na unidade tem relação com o pedido de licença de 15 médicos que atuavam no local para fazer residência médica. Além disso, segundo a secretaria, outros profissionais estão de licença médica.

Em nota, o Consamu que é responsável pela UPA informou que um chamamento de novos profissionais já está aberto para seleção de profissionais para atuarem na unidade.

A Secretaria de Saúde e o Consamu não informaram quando a situação será normalizada.

Os dois serviços reforçaram que é importante a população verificar quintais e casas em busca de criadouros para que seja possível conter o avanço dos casos de dengue na cidade.

UPAs lotam em cascavel devido ao auemnto nos casos positivos de dengue — Foto: Reprodução RPC

UPAs lotam em cascavel devido ao auemnto nos casos positivos de dengue — Foto: Reprodução RPC

Ambulatório Dengue em Cascavel

Um ambulatório médico para dengue foi montado no Hospital de Retaguarda de Cascavel, de acordo com o secretário de saúde de Cascavel, Miroslau Bailak.

O local passou a funcionar nesta quarta-feira (30).

Para receber o atendimento, no entanto, as pessoas com sintomas da doença terão que passar inicialmente pelas UPAs e caso necessitem de maiores cuidados, serão encaminhadas para o ambulatório, conforme o secretário.

“Teremos profissionais atendendo os pacientes com sintomas de dengue, mas de maneira referenciada. Não é procura direta, ele primeiro precisa procurar as UPAs e elas é que encaminharão o paciente para o hospital.”



Fonte: G1


30/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
EXPERIÊNCIA DE DEUS