NOTÍCIAS


Uso de máscara em locais públicos e privados se torna facultativo em Itaipulândia; veja exceções


O uso de máscara em locais públicos e privados se tornou facultativo em Itaipulândia, na região oeste do estado. A decisão passou a valer após a publicação de decreto na quinta-feira (10).

Porém, a medida contraria lei estadual, ainda em vigor, e que obriga o uso da máscara (entenda mais abaixo).

Em locais que oferecem serviços de saúde públicos, escolas e Centros de Educação Infantil do município (CMEIs) o uso permanece obrigatório.

De acordo com a prefeitura do município, mesmo com a decisão é importante que “todos mantenham os cuidados básicos de controle da doença, uma vez que casos continuam sendo registrados”.

A decisão, segundo a prefeitura, foi tomada devido ao baixo número de casos ativos na cidade. De acordo com boletim epidemiológico desta sexta-feira (11) são 12.

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em Itaipulândia — Foto: Reprodução RPC

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em Itaipulândia — Foto: Reprodução RPC

Uso de máscara no estado

De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) ainda há uma lei vigente no estado que deve ser revogada para deixar as medidas de regulamentação por parte de cada município.

Na quarta-feira (9), o governo do Paraná encaminhou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que flexibiliza o uso da máscara.

A intenção é liberar o uso em ambientes abertos nos próximos dias.

Outros municípios do estado adotam medida

Os municípios de União da Vitória, no sul do Paraná, e Marechal Cândido Rondon, também no oeste do estado, adotaram medidas semelhantes de flexibilização.

Outro município que também adotou a medida é Arapongas, na região norte do estado, onde o uso de máscaras passou a ser facultativo em ambientes abertos e fechados.



Fonte: G1


11/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
TERRITÓRIO 107