NOTÍCIAS


Usuários recebem SMS de inteligência artificial do Governo do Paraná com apoio a Bolsonaro e ameaça ao STF | Paraná


Usuários do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), ferramenta de comunicação do governo estadual, disseram ter recebido uma mensagem de texto com apoio ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). As mensagens, recebidas no fim da noite de sexta-feira (23), também fazem ameaça ao Supremo Tribunal Federal (STF).

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Telegram

Por nota, o Governo do Paraná afirmou que “o fato aconteceu a partir de uma empresa terceirizada” da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do estado (Celepar). Disse, também, que notificou a responsável.

A nota do governo, entretanto, não divulga o nome da empresa mencionada, nem dá detalhes sobre quantos usuários receberam as mensagens. Leia mais abaixo.

Um morador de Ponta Grossa ouvido pelo g1 foi uma das pessoas que recebeu a mensagem. Ele contou que o conteúdo chegou até ele às 23h56 da última sexta-feira (23). O número que enviou a mensagem é o mesmo que dá informações sobre protocolos abertos no PIÁ.

“Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senao, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nos!!”.
Usuários recebem SMS de inteligência artificial do Governo do Paraná com apoio a Bolsonaro e ameaça ao STF — Foto: Reprodução/Foto Autorizada

Usuários recebem SMS de inteligência artificial do Governo do Paraná com apoio a Bolsonaro e ameaça ao STF — Foto: Reprodução/Foto Autorizada

O homem, que é advogado de trânsito, disse ter feito uma denúncia para o Ministério Público Eleitoral (MPE) sobre o caso.

“Para mim é muito comum receber mensagens deste número, com serviços do Detran, confirmando protocolo de recursos, agendamentos por conta do trabalho. Até pelo horário, minha surpresa em receber uma mensagem atípica deste número, de cunho político ideológico. Não obstante, uma mensagem de teor agressivo, antidemocrático, incitando ódio às instituições”, disse fonte ao g1.

A reportagem aguarda retorno do Ministério Público para comentar o caso.

Paraná Inteligência Artificial

Chamado de PIÁ, a plataforma de inteligência artificial do Governo do Paraná oferece serviços de órgãos estaduais aos moradores. Por ele, por exemplo, é possível consultar a pontuação na CNH, faturas de água e energia elétrica e agendar atendimento em diversos órgãos públicos.

Ele é desenvolvido pela Celepar, responsável por oferecer soluções tecnológicas dentro do governo estadual.

Sobre o caso, o governo estadual também disse que repudia “qualquer tentativa de uso político ou manifestação antidemocrática.

Leia, abaixo, a nota na íntegra.

“O Governo do Estado do Paraná repudia qualquer tentativa de uso político ou manifestação antidemocrática e determinou à Celepar apuração célere junto a seus parceiros para responsabilização desse fato lamentável. O fato ocorreu a partir de uma empresa terceirizada e ela já foi notificada pela Celepar.”



Fonte: G1


24/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107