NOTÍCIAS


Verão terá poucas chuvas e temperaturas levemente acima do normal no Paraná


Esta terça-feira (21) marca o início do verão, a estação mais quente do ano. No Paraná o verão deve ser com poucas chuvas e temperaturas levemente acima do normal.

A estação também será marcada novamente pelo fenômeno La Niña, que provoca resfriamento da porção equatorial central e leste do Oceano Pacífico. No Brasil, a consequência do fenômeno é a diminuição das chuvas no centro-sul e aumento no meio norte do país, segundo o site meteorológico Climatempo .

Ainda conforme as análises do Climatempo, a chuva no estado tem um alívio, mas retorna com pouco mais de força na segunda semana do mês de janeiro.

A chuva no Paraná vai ficar entre abaixo da média climatológica em todas as regiões. A distribuição espacial e temporal deve continuar sendo muito irregular, como vem ocorrendo nos últimos meses.

  • Sanepar suspende rodízio de água em Curitiba e região de 23 de dezembro a 3 de janeiro

O sul, sudoeste, leste e centro do estado devem registrar um mês com acumulados um pouco acima da média.

O estado terá dias consecutivos com tempo seco e muito quente. A ocorrência de tempestades isoladas e/ou em aglomerados de nuvens são típicas da estação, porém a previsão da severidade e dos locais de atuação estão relacionados com a previsão de curto a curtíssimo prazo.

Em fevereiro e março a precipitação volta a ser bem abaixo do normal em todo o Paraná, com longos períodos de estiagem.

O mês de fevereiro também será o de maior temperatura, ficando um bom tempo com temperaturas acima da média.

A primavera começou no dia 22 de setembro e termina às 12h59 desta terça-feira (21). Durante os meses de primavera, o Paraná teve chuva abaixo da média sul. O leste e norte do estado ficaram com valores acima da média.

Outubro foi o mês mais chuvoso, com chuva acima da média em todo o estado. Os acumulados de chuva passaram dos 400 mm na parte oeste. Desde novembro a chuva parou e longos períodos de estiagem são observados no Paraná.

Curitiba durante a primavera de 2021:

  • Chuva: 245mm;
  • Média das temperaturas máximas: 22,7C;
  • Média das temperaturas mínimas: 14,8C.


Fonte: G1


21/12/2021 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AMOR SEM FIM