MENU

Vereadores da Comissão de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude de Londrina, no norte do Paraná, fizeram uma vistoria no Pronto Atendimento Infantil (PAI) nesta terça-feira (26).
Conforme os integrantes da comissão, a vistoria ocorre após reclamações de usuários sobre picos de superlotação na unidade. A comissão acompanha o serviço desde 2021.
PAI de Londrina tem registrado grande movimentação — Foto: Ademir José/RPC
A visita foi realizada após duas semanas da ida do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, à Câmara de Londrina. Na ocasião, ele afirmou que seria aberta uma licitação para contratação de mais pediatras e que médicos residentes também atuariam na unidade.
De acordo com o vereador Emanoel Gomes (Republicanos), presidente da comissão, algumas melhorias foram constatadas na visita desta terça.
“O problema no som está resolvido e a brinquedoteca foi aberta para os pais e as crianças que esperam por atendimento, conforme solicitado pelos vereadores. A alimentação, com bolacha e leite, também está sendo servida”, disse.
Conforme vereadora Mara Boca Aberta (Pros), que é integrante da comissão, a demora nos atendimentos ainda não foi solucionada.
De acordo com o secretário, atuam na unidade, desde a tarde desta terça-feira, seis pediatras e um médico residente.
Além disso, o município está finalizando a formação de preço para a contratação emergencial de profissionais.
O secretário de Saúde disse ainda que a demanda no PAI realmente tem sido grande. Nesta terça, havia 18 crianças internadas e quatro na emergência.
O município informou aos vereadores ainda que, até a semana que vem, abrirá um procedimento para a contratação emergencial de horas médicas. Para isso, está analisando o preço de mercado, para oferecer uma proposta compatível e que atraia os médicos.