
MENU

Novas imagens sobre uma abordagem da Guarda Municipal (GM) que está sendo investigada em Curitiba, por suspeita de excessos, foram divulgadas. O vídeo é de uma câmera que estava acoplada na farda de um dos guardas. Assista acima.
A abordagem aconteceu no dia 28 de novembro. Segundo a GM, o homem estava com pedras de crack na boca. As imagens mostram que o suspeito tentou fugir dos guardas para não ser preso.
O caso aconteceu na Rua São Francisco, no Centro de Curitiba. Antes da tentativa de fuga, o vídeo mostra os guardas revistando o suspeito e pedindo para que ele abrisse a boca.
Conforme a GM, o homem já tinha sido preso dias antes por roubar um carro. O órgão disse ainda que ele tem uma condenação por tráfico de drogas, mas responde em liberdade.
Ainda nas imagens, um dos guardas aparece dizendo para o suspeito que ele voltaria para prisão. O homem pede para não ser preso, tenta fugir e acaba perseguido.
Além disso, o vídeo mostra o homem sendo detido alguns metros depois, em uma rua. Os guardas levam o suspeito até a calçada. O suspeito tenta resistir à prisão, mas acaba sendo imobilizado.
Homem aparece sendo imobilizado por GMs — Foto: Guarda Municipal
A prisão do suspeito terminou em confusão com pessoas que contestavam a ação da Guarda Municipal.
Um outro vídeo gravado por pessoas que estavam no local mostram uma mulher gritando, avisando que os guardas iriam matar o suspeito.
Em outro trecho,uma mulher grávida chega para filmar a ação. Em seguida, um dos guardas a empurra.
Um dos guardas chega a sacar uma arma e apontar para as pessoas que estavam no local, ordenando para que se afastassem.
Guarda aponta arma para pessoas que contestavam violência em abordagem em Curitiba
A pedido da Defensoria Pública, a Corregedoria da Guarda Municipal abriu um procedimento para apurar a ação dos guardas. As imagens da ação foram entregues para investigação.
A defesa dos guardas municipais informou que as imagens divulgadas comprovam que a ação foi correta.
O g1 não conseguiu localizar a defesa do homem que foi detido.