NOTÍCIAS


VÍDEO: Casal de onças-pintadas é flagrado no Parque Nacional do Iguaçu


Um casal de onças-pintadas foi flagrado no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. As imagens foram divulgadas pelo Projeto Onças do Iguaçu, que monitora a espécie no parque, na noite de terça-feira (22). Assista ao vídeo acima.

Os biólogos comemoram o registro e ficaram na esperança de que o casal tenha filhotes. Isso porque as onças são animais solitários e os casais só permanecem juntos apenas durante o cio das fêmeas, que pode durar de seis a 16 dias.

Este é o primeiro registro do casal Indira (fêmea) e Peter (macho), conforme os integrantes do projeto.

Onças no Parque Nacional do Iguaçu

O Projeto Onças do Iguaçu divulga há cada dois anos um censo com o número de onças no parque. De acordo com dados divulgados em dezembro de 2021, referentes a 2020, estima-se que, em média, 24 onças-pintadas vivam no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu.

Em relação ao censo anterior, houve uma redução da estimativa – que era de 28 animais.

Mas, por ser uma estimativa, os biólogos afirmam que estatisticamente o resultado apresentado é de estabilidade. Em todo o corredor verde do parque, o número de onças é estimado entre 76 e 106, informou o censo.

Os dados sobre as onças são coletados por pesquisadores brasileiros e argentinos desde 2009. Em 12 anos, o número de onças na reserva quase dobrou.

Casal de onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu — Foto: Reprodução/Projeto Onças do Iguaçu

Casal de onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu — Foto: Reprodução/Projeto Onças do Iguaçu

Segundo o projeto, entre o Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Argentina), a espécie saltou de uma população efetiva estimada em 50 indivíduos em 2008 para 90 indivíduos em 2016.

Por meio dos pontos de monitoramento entre Brasil e Argentina, foram coletadas 693 mil imagens, flagrantes que mostram como as onças se comportam longe da presença do homem.



Fonte: G1


23/02/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107