NOTÍCIAS


Vídeo: Dez tucanos são flagrados 'fazendo lanchinho' em árvore ao lado do Rio Paraná | Norte e Noroeste


Cerca de dez tucanos foram flagrados se alimentando com frutas em uma árvore ao lado do Rio Paraná, em Porto Rico, na região noroeste do estado. A empresária Bianca Serenato, 33 anos, registrou a cena em um vídeo gravado na quarta-feira (14). Veja vídeo acima.

Ela contou que estava saindo de casa pela manhã quando avistou as aves reunidas e resolveu registrar o momento. “Eu fiquei encantada quando vi aquela imagem deles todos juntos comendo as amorinhas na árvore. Uma cena única”, relatou.

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Telegram

Bianca disse que é comum ver os animais na região se alimentando de frutas nas árvores, mas que é a primeira vez que se depara com um bando de aves de uma só vez.

Dez tucanos são flagrados ‘fazendo lanchinho’ em árvore ao lado do Rio Paraná — Foto: Bianca Serenato/Arquivo pessoal

Dez tucanos são flagrados ‘fazendo lanchinho’ em árvore ao lado do Rio Paraná — Foto: Bianca Serenato/Arquivo pessoal

A bióloga do Instituto Água e Terra (IAT) Paula Vidolin disse que os animais são da espécie tucano-toco, muito comum em áreas de mata, como na região noroeste do estado.

“O habitat delas é geralmente em lugares mais verdes. Elas migram para a cidade em busca de árvores frutíferas para se alimentarem”, explicou a bióloga.

A empresária contou que, além dos pássaros, já avistou também outros animais silvestres na cidade, como as sucuris no leito do Rio Paraná. Veja no vídeo no início desta reportagem.

  • Pescadores flagram três onças-pintadas nadando e três sucuris no Rio Paraná; VÍDEO
  • VÍDEO: Novo filhote de onça-pintada de aproximadamente 4 meses é registrado no Parque Nacional do Iguaçu

“Eu estava mergulhando e vi três sucuris na margem do rio pegando sol”, afirmou Bianca.

A bióloga do IAT explicou que as sucuris são fáceis de encontrar na região por ser habitat natural delas. Apesar de inofensivas ela alerta que é preciso manter distância para não invadir o espaço do animal.

Empresária afirmou que já viu sucuris na região  — Foto: Bianca Serenato/ Arquivo pessoal

Empresária afirmou que já viu sucuris na região — Foto: Bianca Serenato/ Arquivo pessoal

Orientações e cuidados com animais silvestres

A bióloga explicou que é importante ter cuidado com animais silvestres que aparecem nas cidades. A orientação é não se aproximar e nem oferecer alimentos para eles.

“Não é indicado alimentá-los e nem se aproximar dos animais, pois são de vida livre e podem se assustar com as pessoas e até mesmo sofrer algum tipo de acidente. Eles não estão acostumados a ter convivência com os seres humanos. O ideal é se afastar e não tentar expulsá-los.”, completa.

Animais silvestres têm aparecido com frequência nos centros urbanos, como o caso de dezenas de quatis que invadiram uma casa em Campo Mourão na semana passada.

  • Quatis invadem casa e comem 4 kg de bacon, pão e frutas: ‘Agora não vamos deixar alimentos em áreas de fácil acesso’, diz moradora

Quem procurar em caso de emergência

O IAT informou que ao encontrar animais machucados ou em espaço domiciliar é preciso acionar os órgãos competentes como o próprio IAT e a Polícia Ambiental. O Corpo de Bombeiros pode ajudar com orientações e, dependendo do caso, até fazer o socorro.

Veja números e endereços do IAT por localidade no estado clicando aqui.

Rede para colaboradores voluntários

O IAT desenvolveu a Frente de Especialistas em Reconhecimento de Animais Silvestres (Feras) que é uma ferramenta onde profissionais capacitados são credenciados para identificação de animais silvestres no Paraná.

Segundo o órgão, os profissionais são acionados, quando necessário, para contribuir na identificação de espécies silvestres coletadas pelo IAT.

O cadastramento como colaborador voluntário poderá ser feito por pessoas físicas ou jurídicas, maiores de idade e devidamente habilitadas nas áreas de Biologia, Medicina Veterinária e afins, além de possuir o registro profissional da área.

  • Clique aqui para fazer o cadastro

VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR



Fonte: G1


20/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
A VOZ DO BRASIL