MENU

Pelos menos 270 casas foram afetadas após cheia repentina dos ribeirões que cortam a cidade. Cerca de 150 milímetros de chuva cai na região em menos de 24 horas. Prefeito decretou situação de calamidade pública. Tromba d’água deixa mais de 400 pessoas desalojadas no Paraná
Um vídeo feito no domingo (5) mostra o desespero de moradores de Bandeirantes, no norte pioneiro do Paraná, tentando se segurar em uma pá carregadeira para não serem levados pela correnteza. Assista o vídeo acima.
Cerca de 12 bairros urbanos e rurais foram atingidos por uma tromba d’água na cidade na madrugada de domingo (5) após cheia repentina de dois ribeirões que cortam o município.
Mais de 400 pessoas ficaram desalojadas, conforme a prefeitura.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Famílias que vivem na área rural ficaram ilhadas. Pontes foram tomadas pelas águas, segundo a Defesa Civil. Forças de segurança trabalham para atender a população.
Conforme o órgão, pelo menos 270 casas foram danificadas e 1.100 pessoas afetadas e cinco feridas. Prefeito decretou situação de calamidade pública no domingo.
Foram registrados 150 milímetros de chuva em menos de 24 horas, segundo a Defesa Civil.
Moradores seguram em pá carregadeira para não serem levadas após chuva em Bandeirantes
Reprodução
Tromba D’água
Segundo o prefeito de Bandeirantes, Jaelson Ramalho Matta, a cidade já possui histórico de cheias devido à influência dos ribeirões e rios que passam perto do município.
“Duas frentes de tromba d’água. Uma de Santa Amélia que afetou o ribeirão das Antas, atingindo toda parte de Bandeirantes. A outra, veio do bairro rural Sertõazinho atravessando o ribeirão água do Caixão que afetou parte da cidade”, explicou.
Cidade de Bandeirantes fica alagada
Allysson Silva / Emotion Film/ colaboração
Conforme o prefeito, a Defesa Civil está levando comida, água e roupas para as famílias que estão ilhadas, além de pontos de apoio para a comunidade.
As casas afetadas devem passar por análise antes dos moradores retornarem. Pessoas atingidas vão receber auxílio financeiro, afirmou o prefeito.
Alunos sem aula
Devido às cheias, algumas escolas foram atingidas e não terão aula nesta segunda-feira (6), mas deve retornar na próxima terça (7), segundo o prefeito.
Alunos que vivem na área rual não conseguiram acessar às pontes que fazem acesso à parte urbana.
Escolas estão servindo como ponto de apoio para receber famílias desabrigadas.
TEMPORAL: Bandeirantes registra pontos de alagamento
ALERTA: Bandeirantes decreta situação de calamidade pública
Imagem aérea mostra parte da cidade atingida por grande volume de água
Allysson Silva / Emotion Films
Previsão do tempo para os próximos dias em Bandeirantes
Segundo o Climatempo, há área de instabilidade em todo Paraná. Na região norte, a chuva deve vir em forma de pancadas. Segundo a estação meteorológica, tem previsão de chuva para os próximos dias na cidade.
Imagens do satélite do Simepar mostra a chuva localizada na região norte
Divulgação
FOTOS:
Casas foram atingidas pela água
Allysson Silva / Emotion Films
Água atingiu casas
Allysson Silva / Emotion Films
Bandeirantes registra pontos de alagamento
Adenilson Fernandes
Bandeirantes registra pontos de alagamento
Adenilson Fernandes
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Veja mais notícias da região em g1 Norte e Noroeste.
Fonte: G1