NOTÍCIAS


VÍDEO: Passageiro filma pane em motor de avião após colisão com pássaro no Aeroporto Afonso Pena; 'saíam algumas faíscas'


Um voo para Brasília, que saia do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, precisou interromper a decolagem após um pássaro ser sugado por um dos motores da aeronave. O caso foi registrado em vídeo por um dos passageiros. Assista acima.

O caso aconteceu no início da manhã da última sexta-feira (14). O registro foi feito pelo auxiliar de escritório Joviano Fontanelli, de 36 anos. Ele viajava com a prima para Belo Horizonte e faria escala em Brasília.

“Eu estava sentado no lado esquerdo, próximo à porta de emergência, na janela quase que sobre a asa. Aí eu decidi: vou fazer a gravação da decolagem […] Quando ele [o piloto] começa a acelerar, de repente acontece a explosão. Aí eu comecei a virar o celular mais para o motor para ver o que estava acontecendo. Eu vi que saia algumas faíscas e, logo em seguida, o piloto começa a desacelerar o avião para fazer a parada”.

No vídeo é possível ver que, logo após a pequena explosão, a aeronave começa a desacelerar. De acordo com a Latam, o procedimento é padrão em casos de colisão com pássaros. Na aviação, casos como este são conhecidos como “bird strike”.

Vídeo mostra pequena explosão em um dos motores da aeronave — Foto: Divulgação

Vídeo mostra pequena explosão em um dos motores da aeronave — Foto: Divulgação

“Todo mundo fica um pouco tenso, mas eu, como estava do lado, vi que não estava pegando fogo, fiquei tranquilo. Aí até a passageira do meu lado, falei: ‘não, tranquilo, piloto já está desacelerando’ […] Esse procedimento entre parada e a gente retornar, o avião vai devagarinho retornando para o desembarque. Deve ter levado uns vinte minutos, vinte e cinco minutos”.

‘Procedimento padrão’

Em nota, a Latam informou que, após a colisão, ninguém se feriu e todos os passageiros foram realocados para novos voos.

“Este é um procedimento padrão de segurança na aviação e a LATAM reforça que segue as mais rigorosas normas, atendendo a regulamentação das autoridades brasileiras e internacionais”.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:



Fonte: G1


17/01/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AMOR SEM FIM