MENU

Professores de filosofia apostam que a Teoria Contratualista será tema de questões de filosofia do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná.
Essa teoria explica o surgimento de regras e leis que mantém a sociedade organizada. O g1 e a RPC prepararam um vídeo para que você entenda melhor esta linha de pensamento. Assista acima.
“O contratualismo acredita que a sociedade surgiu mediante um contrato social. Existiu um momento anterior à sociedade chamado de estado de natureza, onde as pessoas não tinham regras. Esta ausência de regras causou problemas. E foi aí que surgiu a necessidade de leis pra organizar o convívio humano”, explicou o professor Antônio Nogueira.
Há três filósofos que são considerados os principais representantes desta ideia: Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques-Rousseau.
Os três pensadores não defendem exatamente o mesmo ponto, mas discutem o surgimento da sociedade e porque ela é necessária.
De acordo com Antônio, algumas questões podem ter pegadinhas no enunciado, chamadas de distratores.
Um deles é sobre a opinião. É importante que o vestibulando lembre que a pergunta não pede a sua opinião, mas, sim, o conhecimento do conceito do filósofo.
Outro distrator pode ser a troca de filósofos: “Está pedindo o que é felicidade para Aristóteles, mas pode querer colocar o que é felicidade para Kant, por exemplo, só pra tentar ver se você está atento”, disse o professor.