NOTÍCIAS


VÍDEO: veja imagens do momento em que padre interrompe missa por causa de ato em memória de Moïse


Imagens da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos mostram o momento em que o padre Luiz Hass precisou interromper a missa que celebrava por causa de um grupo de manifestantes que invadiu o local. O episódio aconteceu no último sábado (5), no Centro Histórico da capital.

O grupo participava de ato em memória do congolês Moïse Kabagambe, assassinado no Rio de Janeiro, e decidiu invadir a igreja durante o andamento da missa. Em entrevista à RPC Curitiba nesta terça-feira (8), o padre relata que conduzia a celebração quando percebeu uma movimentação na escadaria da igreja.

“Aí foi aumentando… Aumentando o barulho, o som, a gritaria”, relatou Luiz Hass. De acordo com o padre, algumas pessoas que participavam da missa chegaram a pedir que os manifestantes fossem mais para o centro da praça onde fica a igreja, o que não foi atendido.

  • ‘Não normalize a barbárie’: Moradores de Curitiba protestam e pedem justiça pela morte de Moïse
  • Vereadores de Curitiba citam quebra de decoro e representam contra parlamentar que interrompeu missa em igreja durante ato em memória de Moïse

Entre os manifestantes estava o vereador Renato Freitas (PT). A postura do parlamentar foi criticada pelos colegas e motivou a apresentação de três representações por quebra de decoro.

“Era quase impossível fazer a celebração, porque não se escutava, e não tinha ambiente para a concentração”, disse. A porta principal da igreja foi fechada e, então, os manifestantes entraram no local pela porta lateral.

“Você poderia ter feito o protesto antes ou depois da missa , podiam ter combinado comigo”, ponderou o padre.

Vereador rebate críticas

Na sessão desta terça-feira (8) da Câmara Municipal de Curitiba o episódio voltou a pautar discursos dos vereadores. As representações contra Renato Freitas são de autoria de Éder Borges (PSD), Pier Petruzziello (PTB) e de Osias Moraes e Pastor Marciano Alves – ambos do Republicanos.

Os parlamentares argumentam que houve quebra do decoro por parte do petista. Renato Freitas tem rebatido as críticas afirmando que o grupo entrou no local, de forma “ordeira e pacífica”, quando a igreja já estava vazia, sem, segundo ele, atrapalhar qualquer missa.

Grupo que pedia justiça pela morte de Moïse entra em igreja durante manifestação

Grupo que pedia justiça pela morte de Moïse entra em igreja durante manifestação

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR:



Fonte: G1


08/02/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107