Número é considerado risco médio; município já registra 14 casos de dengue e 30 de chikungunya
A Prefeitura de Boa Vista da Aparecida, por meio da Secretaria de Saúde e do setor de endemias, divulgou o 2º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O estudo, realizado entre os dias 19 e 21 de março, apontou que o índice de infestação predial na cidade é de 3,4%, valor considerado risco médio pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que esse número fique abaixo de 1%.
O levantamento reforça a necessidade da mobilização da comunidade para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Com as chuvas frequentes e as altas temperaturas desta época do ano, o ambiente se torna ainda mais propício para a proliferação do Aedes aegypti. Atualmente, Boa Vista da Aparecida já contabiliza 14 casos confirmados de dengue e 30 de chikungunya.
Focos do Mosquito Estão Dentro de Casa
Os agentes de combate às endemias identificaram que os principais criadouros do mosquito estão em pequenos depósitos móveis, como vasos e frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo de geladeiras, bebedouros e pequenas fontes ornamentais. Esses locais representaram 76% dos focos encontrados. Já 24% dos criadouros foram identificados em lixo acumulado, como recipientes plásticos, garrafas, latas, pneus, sucatas e entulhos de construção.
Segundo a coordenadora de endemias, Ivânia Zabarskas, 75% do problema está dentro das casas. “Isso mostra que o mosquito pode estar mais próximo do que imaginamos. A dengue, o perigo e a morte podem estar dentro da nossa casa. Por isso, a mobilização de toda a comunidade é fundamental para adotar medidas simples de prevenção, que podem salvar vidas”, alertou.
Como Prevenir?
A Secretaria de Saúde reforça a importância de ações preventivas para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
•Eliminar recipientes com água parada, como vasos de plantas, pratos, garrafas e pneus;
•Manter caixas d’água, tonéis e barris bem fechados;
•Limpar ralos, calhas e piscinas regularmente;
•Descartar corretamente o lixo e evitar o acúmulo de entulho nos quintais.
A Prefeitura pede o apoio da população para intensificar essas medidas e evitar novos casos de dengue e chikungunya no município. Faça sua parte e ajude a combater o mosquito!
Fonte: Redação Rota do Sol FM
Imagem/informações: Assessoria
27/03/2025 – Rota do Sol FM