MENU



A superlotação e a falta de efetivo estão aumentando a tensão dentro da Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho, em Cascavel. Denúncias de familiares de presos e de profissionais que atuam na unidade apontam para uma rotina marcada pela sobrecarga e pelo temor de uma nova rebelião.
Segundo os relatos, o problema vai além da falta de espaço. A penitenciária, que teria capacidade para cerca de 900 detentos, atualmente abriga mais de 1,8 mil presos, praticamente o dobro do limite previsto.
A situação também preocupa os trabalhadores. Agentes terceirizados relatam que estariam sendo submetidos a funções que vão além das atividades inicialmente previstas, incluindo contato direto com presos e participação em transferências entre galerias. Os profissionais também denunciam suposta pressão de superiores quando questionam essas atribuições.
Do outro lado, familiares de detentos relatam preocupação com as condições da unidade, incluindo episódios de agressão e dificuldades relacionadas à proteção das pessoas privadas de liberdade.
Diante do cenário, a Defensoria Pública chegou a solicitar a suspensão da entrada de novos presos na penitenciária. O pedido, no entanto, foi negado.
Fonte : Tarobá Cascavel



