MENU



Os funcionários da Caixa Econômica Federal aprovaram a realização de uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (10). A decisão foi tomada após a categoria rejeitar a proposta apresentada pelo banco durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2026/2028.
No Paraná, a decisão também foi aprovada pelos trabalhadores. Segundo a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado do Paraná (FEEB-PR), foram 596 votos favoráveis à greve, 58 contrários e 19 abstenções na assembleia realizada neste sábado (5).
Entre os principais pontos de discordância está o Saúde Caixa, plano de assistência médica dos empregados. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC), as mudanças propostas pelo banco podem elevar os custos para os beneficiários e, em alguns casos, representar aumento de aproximadamente 50% nos valores pagos atualmente.
Os trabalhadores também cobram maior participação financeira da Caixa na manutenção do plano e mais tempo para discutir as mudanças apresentadas durante a reta final das negociações.
A greve está prevista para começar à zero hora de quinta-feira (10). Apesar da decisão, as entidades sindicais afirmam que ainda há possibilidade de retomada das negociações para tentar evitar a paralisação.
No Paraná, a FEEB-PR reúne sindicatos de diversas regiões, incluindo Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Maringá, Ponta Grossa, Pato Branco e outras cidades.



