NOTÍCIAS


Boa Vista da Aparecida e Três Barras do Paraná confirmam três casos de raiva em 2025

Até essa quarta-feira, 22 dias de janeiro, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) confirmou cinco casos de raiva em bovinos e equinos em quatro propriedades da região. Desses casos, dois animais mortos foram registrados em Lindoeste, dois em Três Barras do Paraná e um equino em Boa Vista da Aparecida. No estado, o total de casos confirmados chegou a 15, abrangendo 11 propriedades.

A médica veterinária e fiscal da Adapar em Boa Vista da Aparecida e Três Barras do Paraná, Monica Borges, fez um alerta sobre o surto de casos na região. Ela destacou que a vacinação dos rebanhos é a única forma eficaz de prevenção contra a doença e recomendou que os produtores mantenham a vacinação em dia para evitar maiores prejuízos e garantir a saúde do rebanho.

Monica também informou que os agricultores não são autuados quando ocorre a confirmação de raiva animal em suas propriedades. Ela enfatizou a importância de os produtores entrarem em contato com as autoridades em caso de suspeita da doença, e disponibilizou o número (45) 9. 2101-4994 para que possam tirar dúvidas ou relatar situações suspeitas.

A raiva é transmitida por morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, e é importante que os pecuaristas fiquem atentos aos sintomas da doença, que pode ser fatal para os animais afetados. A Adapar segue monitorando novos casos suspeitos na região de Boa Vista e Três Barras e orientando os produtores sobre as medidas necessárias para o controle da doença.

Fonte: Redação Rota do Sol




23/01/2025 – Rota do Sol FM

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/ROTADOSOLFM?IGSH=N3Z3CGXOMHZXCGGZ

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PRNova Prata do Iguaçu – PRTrês Barras do Paraná – PR

NO AR:
Ao Vivo - ROTA DO SOL FM