A Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista da Aparecida confirmou na tarde desta sexta-feira (31) o primeiro caso de Chikungunya na cidade. A paciente é uma gestante que receberá acompanhamento médico especializado. A infecção foi contraída no próprio município.
A chikungunya é uma doença que se diferencia da dengue e da zika principalmente pelas dores nas articulações que são mais intensas e podem durar meses. Pode haver dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele, vômitos, diarreia e outros sintomas.
Além do caso confirmado de Chikungunya, a cidade também contabiliza dois casos confirmados de dengue e mais de 60 casos suspeitos, o que acende o alerta para a necessidade de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das três doenças.
A secretária de saúde, Rose Klaus, destacou a importância de um acompanhamento mais próximo da gestante com Chikungunya, devido aos riscos que a doença pode trazer para a mãe e o bebê. “A gestante receberá todo o cuidado necessário para garantir a sua saúde e a do bebê”, afirmou a secretária.
Fonte: Redação Rota do Sol